Oficinas de aprendizagem como estratégia de intervenção no ensino técnico e superior
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45327Palavras-chave:
Aprendizagem, educação profissional, ensino técnico, oficinasResumo
O presente trabalho tem como tema as Oficinas de Aprendizagem realizadas no Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e sua contribuição para o aproveitamento acadêmico dos estudantes de ensino técnico e superior. Seu objetivo geral é analisar o desenvolvimento das oficinas de aprendizagem como estratégia para instrumentalizar os sujeitos participantes em suas aprendizagens acadêmicas. Os objetivos específicos são: Compreender de que forma as oficinas contribuem para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, na construção de aprendizagens, de autoria e de vínculos institucionais; Identificar os aspectos trazidos pelos estudantes a partir da avaliação que estes fazem da experiência e dos resultados no desenvolvimento de seu processo de aprendizagem e, Descrever o desenvolvimento das oficinas de aprendizagem e seus efeitos junto aos estudantes. O referencial teórico aborda os conceitos de aprendizagem, aprendizagem de adultos no âmbito da Educação Profissional, estratégias de aprendizagem, autoria e oficinas. A abordagem metodológica é a pesquisa-ação na qual realizou-se oito oficinas com os estudantes. Cada participante preencheu seu diário de bordo, do qual foram extraídos os dados com Análise Textual Discursiva. Entre as conclusões alcançadas, destaca-se a instrumentalização a partir das estratégias trabalhadas e a criação de um espaço de autoria e compartilhamento de saberes entre os participantes, também demonstraram partilhar um sentido de pertencimento ao grupo e ao espaço das oficinas. As aprendizagens construídas no decorrer dos encontros produziram efeitos junto aos estudantes, tanto em instrumentalização quanto na autoconfiança e no reconhecimento das próprias construções por parte destes.
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