O trabalho colaborativo como princípio da educação inclusiva
desafios da acessibilidade curricular no ensino remoto em um instituto federal
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.41890Palavras-chave:
acessibilidade curricular, educação profissional, ensino remoto, educação inclusiva, trabalho colaborativoResumo
O presente estudo aborda os processos escolares inclusivos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Caxias do Sul, mediante o contexto de pandemia ocasionado pela covid-19, com foco no trabalho colaborativo como princípio da educação inclusiva e no direito à acessibilidade curricular dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE). A abordagem metodológica é qualitativa e se estrutura por meio de um estudo documental envolvendo documentos institucionais do IFRS, com ênfase nas orientações elaboradas para o ensino remoto e nas atas do Grupo de Trabalho Ensino, vinculado ao NAPNE, referentes ao período de maio a agosto de 2021. São estabelecidos como eixos de análise a gestão da educação inclusiva e a identificação e redução de barreiras para a promoção de acessibilidade curricular. Analisa-se que o contexto de urgências intensificadas pelo ensino remoto, embora tenha agravado algumas barreiras no acesso ao conhecimento, mobilizou o trabalho colaborativo entre os agentes e o amadurecimento das práticas de gestão dos processos inclusivos fomentados pelo NAPNE e das múltiplas ações que visam a promoção da acessibilidade curricular aos estudantes com NEE. Conclui-se que o NAPNE é um agente articulador da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva nos institutos federais, requerendo esforços institucionais que viabilizem o fortalecimento do núcleo e a continuidade das ações desenvolvidas.
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