v. 10 n. 1 (2019)

Editorial

  • SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS

    Alexandre Anselmo Guilherme, Cibele Cheron
    e36687
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.36687

Artigos

  • Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola

    Fernanda Santos Martins, Ana Paula Macedo
    e31659
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31659
  • Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades

    Anelise Volkweiss, Vanessa Mendes de Lima, Maurivan Güntzel Ramos, José Luís Schifino Ferraro
    e29112
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.29112
  • A educação do campo no Estado do Espírito Santo: os movimentos sociais e a materialização das lutas

    Ramofly Bicalho, Marizete Andrade Silva
    e30380
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.30380
  • O Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil: Uma proposta de construção dialógica na Rede Municipal de Ensino de Toropi-RS

    Karine Gutheil Franzen, Elisiane Machado Lunardi
    e32383
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32383
  • Projetos de Aprendizagem na Perspectiva do Hibridismo e da Multimodalidade no Contexto da Pedagogia PARFOR: Engajar para Aprender

    Ederson Luiz Locatelli
    e31569
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31569
  • Desenvolvimento Profissional sob a ótica de pós-graduandos das áreas de Educação e Turismo

    Érica Santana Silveira, Bianca Resende Campos Silveira, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
    e31542
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31542
  • (Auto)produção na profissão docente: olhares a partir dos portfólios de aprendizagem do estágio

    Kessia Mileny de Paulo Moura, Marie Jane Soares de Carvalho, Renata Fischer da Silveira Kroeff
    e32358
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32358
  • Metodologias ativas e engajamento docente: uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores da educação superior

    Ernandes Rodrigues do Nascimento, Maria Auxiliadora Padilha, Cristiane Lucia da Silva, Fábio Leandro Melo Ramo dos Anjos
    e31560
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31560
  • Fatores que dificultam e favorecem Práticas inovadoras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Ceará

    Maria Adriana Borges dos Santos, Vanessa Carvalho Forte, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Heraldo Simões Ferreira
    e31562
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31562
  • Percepção da importância das tecnologias digitais por docentes dos cursos de formação inicial de professores no município de Crateús-Ce

    Francisco Nunes Sousa Moura, Shirliane de Araújo Sousa, Jones Baroni Ferreira Menezes
    e29525
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.29525
  • Astronomia e Matemática: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental II

    Amanda Cristina Tedesco Piovezan, Leandro Daros Gama
    e32716
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32716
  • O cálculo de diagonais no Ensino Fundamental por meio da investigação matemática

    Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Sabrina Monteiro, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Marisa Cristina Gorgen
    e31551
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31551
  • As novas tecnologias e o ensino de História como temática de pesquisas nas universidades brasileiras

    Paulo Augusto Tamanini, Maria do Socorro Souza
    e32142
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32142
  • A Internacionalização da Pós-Graduação Brasileira: o caso de uma universidade pública

    Liliane Gontan Timm Della Méa, Adriana Moreira da Rocha Veiga, Doris Pires vargas Bolzan
    e30340
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.30340