Metodologias ativas e engajamento docente: uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31560

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Engajamento Docente, Aulas Inovadoras

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi conhecer o engajamento dos docentes durante a transição dos modelos tradicionais de ensino para o uso de metodologias inovadoras em suas aulas no ensino superior. E os específicos: conhecer as dificuldades dos docentes durante o planejamento e a realização de aulas inovadoras; descrever a percepção dos docentes sobre o uso de métodos inovadores de ensino e aprendizagem; apresentar como os docentes se engajam para aprender novos métodos de ensino. Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre o uso de metodologias ativas na educação superior. Todavia, parece que há mais teoria que prática efetiva entre os professores. Quais dificuldades os docentes enfrentam ao tentar abandonar o modelo tradicional de ensino e partir para modelo disruptivo? Quais as percepções dos docentes em relação ao uso das metodologias ativas? Como os docentes se engajam para aprender e praticar novos métodos de ensino e aprendizagem? Diante das inquietações dos pesquisadores, o presente estudo qualitativo foi realizado por meio de um curso de extensão, o qual possibilitou a coleta de dados a partir da sala de aula virtual (Google Classroom), do diário de aprendizagem e dos debates realizados via WhatsApp. Os resultados apresentaram o tempo como um dos maiores problemas vivenciados pelos professores em seu cotidiano, que destacaram pontos positivos e negativos da sua percepção no que se refere ao uso de metodologias ativas e expuseram o seu engajamento docente em relação às mesmas.

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Biografia do Autor

Ernandes Rodrigues do Nascimento, Faculdade Imaculada Conceição do Recife, Recife, PE.

Consultor Organizacional, Pedagógico e Educacional. Professor Certificado Google Nível Trainer. Diretor Acadêmico, Professor Universitário, Conteudista para EAD, Pesquisador, Procurador Institucional e Avaliador de Cursos (INEP).

Maria Auxiliadora Padilha, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.

Professora associada para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Pós- Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Cristiane Lucia da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, PE.

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e laureada do ano 2009.1. Segunda graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Atualmente, é Mestra em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE. Doutorado sanduíche é pelo EDUMATEC - UFPE em conjunto com a Universidade de Santiago de Compostela (USC).

Fábio Leandro Melo Ramo dos Anjos, Faculdade Imaculada Conceição do Recife, Recife, PE.

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas - Faculdade Marista e Bacharel em Administração - UNINASSAU. Experiência como: Secretário Acadêmico e Geral; Pesquisador Institucional, Auxiliar e Pesquisador Educacional Institucional - PI; Coordenador de Ouvidoria e Depositário do Acervo Acadêmico - DAA. Conhecimento teórico e prático legal nas áreas de educação, administração e Gestão de Pessoas. Membro de Comissão Própria de avaliação - CPA. Membro dos Conselho Acadêmicos e Administrativos. Gestor de Projetos - PMO. Consultor Educacional e Empresarial.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Rodrigues do Nascimento, E., Padilha, M. A., Silva, C. L. da, & Melo Ramo dos Anjos, F. L. (2019). Metodologias ativas e engajamento docente: uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores da educação superior. Educação Por Escrito, 10(1), e31560. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31560

Edição

Seção

Artigos