Desenvolvimento Profissional sob a ótica de pós-graduandos das áreas de Educação e Turismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31542Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional, Pós-graduação, Educação, Turismo.Resumo
O objetivo deste artigo é compreender o sentido do desenvolvimento profissional para pós-graduandos das áreas de Educação e Turismo, cursistas de Pós-graduação em uma Universidade pública brasileira. No âmbito da metodologia da pesquisa, de base qualitativa, fez-se uso de entrevista semiestruturada aplicada a vinte estudantes de pós-graduação das referidas áreas. A Análise de Discurso serviu de perspectiva para analisar os dados/discursos. Os fundamentos teóricos pautaram-se em Freire (2013), Goulart (2003), Marcelo (2018), Martinez (2018), Schön (2009), dentre outros. Os resultados da análise apontam que os pós-graduandos explicitam que o desenvolvimento profissional vincula-se ao conhecimento da sua profissão e, por conseguinte, à constituição das suas identidades profissionais, valorização, união e busca pela reafirmação dos seus direitos e deveres. Ademais, para os referidos sujeitos, tal processo não se constitui como algo que se finda em um dado momento, tendo em vista a possibilidade dos conhecimentos e das aprendizagens serem ampliados e agregados aos conhecimentos anteriores. Diante de tais aspectos, acreditamos que este estudo pode contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento profissional nas áreas de Educação e Turismo, bem como pode suscitar novos estudos e pesquisas.Downloads
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