Desenvolvimento Profissional sob a ótica de pós-graduandos das áreas de Educação e Turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31542

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Pós-graduação, Educação, Turismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o sentido do desenvolvimento profissional para pós-graduandos das áreas de Educação e Turismo, cursistas de Pós-graduação em uma Universidade pública brasileira. No âmbito da metodologia da pesquisa, de base qualitativa, fez-se uso de entrevista semiestruturada aplicada a vinte estudantes de pós-graduação das referidas áreas. A Análise de Discurso serviu de perspectiva para analisar os dados/discursos. Os fundamentos teóricos pautaram-se em Freire (2013), Goulart (2003), Marcelo (2018), Martinez (2018), Schön (2009), dentre outros. Os resultados da análise apontam que os pós-graduandos explicitam que o desenvolvimento profissional vincula-se ao conhecimento da sua profissão e, por conseguinte, à constituição das suas identidades profissionais, valorização, união e busca pela reafirmação dos seus direitos e deveres. Ademais, para os referidos sujeitos, tal processo não se constitui como algo que se finda em um dado momento, tendo em vista a possibilidade dos conhecimentos e das aprendizagens serem ampliados e agregados aos conhecimentos anteriores. Diante de tais aspectos, acreditamos que este estudo pode contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento profissional nas áreas de Educação e Turismo, bem como pode suscitar novos estudos e pesquisas.

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Biografia do Autor

Érica Santana Silveira, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB).

Bianca Resende Campos Silveira, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Mestra em Turismo pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão de Hospitalidade, em Docência para Educação Profissional e em Gestão Estratégica nas Organizações Públicas. Graduada em Hotelaria e Turismo em Sydney/Austrália. Professora e Consultora nas áreas de Gestão Administrativa e Hoteleira, Hospitalidade e Empreendedorismo.Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB).

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e PHD em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) sob a supervisão de Ilma Passos de Alencastro Veiga. Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação nas modalidades acadêmica e profissional da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB)/Faculdade de Educação.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Silveira, Érica S., Silveira, B. R. C., & Dantas, O. M. A. da N. A. (2019). Desenvolvimento Profissional sob a ótica de pós-graduandos das áreas de Educação e Turismo. Educação Por Escrito, 10(1), e31542. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31542

Edição

Seção

Artigos