A Internacionalização da Pós-Graduação Brasileira: o caso de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.30340Palavras-chave:
Internacionalização da Educação, Avaliação da Pós-Graduação, Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorResumo
Este artigo decorre de estudo fundamentado nas origens da Educação Superior no Brasil, destacando a sua expansão e regulação, para situar o surgimento da Pós-Graduação e de sua avaliação pela CAPES. No contexto da busca por qualificação, este estudo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira, desenvolvido pela CAPES, nos quais a internacionalização aparece como referência máxima de qualificação. Com base nesse fundamento, a demanda por internacionalização pode ser considerada como sendo o mais forte impacto na conceituação de Programas de Pós-Graduação. O estudo, ainda, objetiva identificar a demanda por internacionalização nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), avaliados pela CAPES com conceitos iguais ou superiores a 5,
tendo como foco os cursos de doutorado. Utilizou-se o método de estudo de caso qualitativo, analisando-se os documentos de área e a ficha de avaliação dos cursos, bem como as percepções dos coordenadores/gestores no tocante à internacionalização. Os resultados identificam a grande preocupação dos Programas em serem internacionalizados, por meio do desenvolvimento de sua excelência no fortalecimento de parcerias internacionais, intercâmbios, capacitação do corpo docente em pós-doutoramento, capacitação do corpo discente em estágios de curta duração no exterior e, principalmente, no aumento das publicações internacionais. Pretende-se fornecer subsídios à tomada de decisões, por parte dos gestores, para a manutenção, o aperfeiçoamento e o fortalecimento da UFSM e de seus cursos de pós-graduação.
Downloads
Referências
BALBACHEVSKY, E. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. In: BROCK. C.; SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro-RJ: Ed. Nova Fronteira, 2005.
BRASIL. INEP. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Brasília-DF, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Brasília-DF: CAPES, 2010a. v. II; 28 cm.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de Gestão 2004-2010. Brasília-DF, 2010b.
DELLA MÉA, L. G. T. . A Internacionalização da Pós-Graduação: Um Estudo de Caso da Universidade Federal de Santa Maria. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações Públicas), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
FELIX, G. T. Reconfiguração dos modelos de universidade pelos formatos de avaliação: efeitos no Brasil e Portugal. 2008. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2008.
FONSECA, D. G. da F. Implicações do exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE) nos processos avaliativos internos do curso de educação física do IPA 2007. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre-RS, 2007.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, São Paulo-SP, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GUTIERRES, C. R. J. A faculdade interamericana de educação: projeto multinacional de aperfeiçoamento de pessoal especializado em educação, 1970/1977. Santa Maria-RS: PPGE/UFSM, 2001.
MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – Conceitos e práticas. Educar, Curitiba-PR, n. 28, p. 107-124, Editora UFPR, 2006.
OLIVEN, A. SOARES, M. S. A. (org.). A Educação Superior no Brasil. Brasília-DF: Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES), 304p., 2002.
PEDROZO, N. O Setor de Relações Internacionais das IFES e suas interfaces na universidade. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR/ANDIFES, 2009, Brasília-DF. Palestra. Brasília-DF, 2009.
SCHUCH JR, V. F. Educação e universidade: raízes históricas e situação brasileira. Santa Maria-RS: VF Schuch Junior, 1998.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre-RS: Bookman Editora, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.