A Internacionalização da Pós-Graduação Brasileira: o caso de uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.30340

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação, Avaliação da Pós-Graduação, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Resumo

Este artigo decorre de estudo fundamentado nas origens da Educação Superior no Brasil, destacando a sua expansão e regulação, para situar o surgimento da Pós-Graduação e de sua avaliação pela CAPES. No contexto da busca por qualificação, este estudo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira, desenvolvido pela CAPES, nos quais a internacionalização aparece como referência máxima de qualificação. Com base nesse fundamento, a demanda por internacionalização pode ser considerada como sendo o mais forte impacto na conceituação de Programas de Pós-Graduação. O estudo, ainda, objetiva identificar a demanda por internacionalização nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), avaliados pela CAPES com conceitos iguais ou superiores a 5,
tendo como foco os cursos de doutorado. Utilizou-se o método de estudo de caso qualitativo, analisando-se os documentos de área e a ficha de avaliação dos cursos, bem como as percepções dos coordenadores/gestores no tocante à internacionalização. Os resultados identificam a grande preocupação dos Programas em serem internacionalizados, por meio do desenvolvimento de sua excelência no fortalecimento de parcerias internacionais, intercâmbios, capacitação do corpo docente em pós-doutoramento, capacitação do corpo discente em estágios de curta duração no exterior e, principalmente, no aumento das publicações internacionais. Pretende-se fornecer subsídios à tomada de decisões, por parte dos gestores, para a manutenção, o aperfeiçoamento e o fortalecimento da UFSM e de seus cursos de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Liliane Gontan Timm Della Méa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Técnica-Administrativa em Educação do Centro de Educação. Especialista em Gestão Universitária pela UFRGS. Mestre em Gestão das Organizações Públicas; Doutora em Educação; Graduada em Letras – Português, sendo toda a sua formação acadêmica na IFES. Atua junto à coordenação do GEU (Grupo de Estudos sobre Universidade) e Coordena o GEIES (Grupo de Estudos da Internacionalização na Educação Superior), dinamizando o convênio com a UFRGS na IFES e junto ao Núcleo de Internacionalização do Centro de Educação. Membro da Rede GEU e da Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior.

Adriana Moreira da Rocha Veiga, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da IFES atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (professora e Coordenadora Substituta) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual Universidade Franciscana). Mestre em Educação Brasileira pela IFES. Doutora em Educação pela Unicamp. Líder do GEU/IFES e do GPKOSMOS – Grupo de Pesquisas sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação. Membro da Rede GEU e da Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior.

Doris Pires vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino da IFES atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela UFRGS. Bolsista Produtividade/PQ2. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior- (GPFOPE 2002). Coordenadora do Programa de Políticas Educativas NEPI/AUGM. Membro da Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior, da rede GEU, associada a LASA-Latin American Studies Association e a ILADEI- Rede Latino-americana de Estudos sobre a Infância. 

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Della Méa, L. G. T., Veiga, A. M. da R., & Bolzan, D. P. vargas. (2019). A Internacionalização da Pós-Graduação Brasileira: o caso de uma universidade pública. Educação Por Escrito, 10(1), e30340. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.30340

Edição

Seção

Artigos