Consciência fonológica na alfabetização de jovens e adultos: como esta relação é concebida pelos alfabetizadores
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23295Palavras-chave:
alfabetização, educação de jovens e adultos, consciência fonológica, ensino do sistema de escrita alfabética.Resumo
Alfabetizar jovens e adultos abrange variados aspectos biopsicossociais, desafiando a formação dos alfabetizadores para enfrentarem as adversidades que surgem. Ao mesmo tempo, as especificidades relativas ao funcionamento do sistema de escrita alfabética urgem ser exploradas nesse processo de alfabetização. Dentre elas, chamamos a atenção para a consciência fonológica, a qual possibilita ao alfabetizando compreender as relações entre a escrita e os sons que fala. Assim, visamos problematizar concepções de cinco alfabetizadores acerca da consciência fonológica no processo de alfabetização de jovens e adultos. A partir de entrevistas semiestruturadas, baseadas em uma abordagem narrativa sociocultural, realizamos a análise das narrativas e evidenciamos que as concepções dos alfabetizadores são permeadas por uma incipiência teórico-metodológica, que os leva a protelar o trabalho metalinguístico (espera) e, quando promovem atividades dessa natureza, baseiam-se na empiria, improviso e ausência de planejamento (tateamento). Ainda assim, observamos que reconhecem a importância da consciência fonológica à alfabetização de jovens e adultos (valorização). Ressaltamos a necessidade de conhecimentos do campo da linguística, incluindo a consciência fonológica, fazerem parte do rol formativo de alfabetizadores de jovens e adultos, com vistas a uma efetiva aprendizagem sobre funcionamento do sistema de escrita alfabética por esse grupo de estudantes.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Alfabetizar sem “bá-bé-bi-bó-bu”: uma prática possível? In: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia (Org.). Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização, Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
ANDRADE, Eliane Nascimento Souza; SILVA, Roseane Pereira. Produção de diferentes gêneros textuais em turmas de alfabetização de jovens e adultos: dificuldades e possibilidades. In: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz (Org.). A alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FERREIRO, Emília Escrita e oralidade: unidades, níveis de análise e consciência metalinguística In: FERREIRO, Emília (Org.) Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FERREIRO, Emília. Cultura escrita e educação: conversas de Emília Ferreiro com José Antônio Castorina, Daneil Goldin e Tosa María Torres. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
LEAL, Telma Ferraz. A Aprendizagem dos princípios básicos do sistema alfabético: por que é importante sistematizar o ensino? In: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz (Org.). A alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética: como eu ensino. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MORAIS, Artur Gomes. A consciência fonológica de alfabetizandos jovens e adultos e sua relação com o aprendizado da escrita alfabética. In: LEAL, Telma Ferraz; Albuquerque, Eliana Borges Correia e MORAIS, Artur Gomes. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Autêntica, Belo Horizonte, 2010.
MORAIS, Artur Gomes. O desenvolvimento de habilidades de reflexão fonológica em adultos e jovens pouco escolarizados: seu papel no aprendizado do sistema de escrita alfabética. In: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia (Org.). Desafios da Educação de Jovens e Adultos. construindo práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 151-172.
MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia – Alfabetização e Letramento: o que são? Como se relacionam? Como “alfabetizar letrando”. In: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz (Org.). A alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
PEREIRA, Marina Lúcia de Carvalho. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 168 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.