Consciência fonológica na alfabetização de jovens e adultos: como esta relação é concebida pelos alfabetizadores

Autores

  • Luiza de Salles Juchem Universidade Federal de Santa Maria
  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23295

Palavras-chave:

alfabetização, educação de jovens e adultos, consciência fonológica, ensino do sistema de escrita alfabética.

Resumo

Alfabetizar jovens e adultos abrange variados aspectos biopsicossociais, desafiando a formação dos alfabetizadores para enfrentarem as adversidades que surgem. Ao mesmo tempo, as especificidades relativas ao funcionamento do sistema de escrita alfabética urgem ser exploradas nesse processo de alfabetização. Dentre elas, chamamos a atenção para a consciência fonológica, a qual possibilita ao alfabetizando compreender as relações entre a escrita e os sons que fala. Assim, visamos problematizar concepções de cinco alfabetizadores acerca da consciência fonológica no processo de alfabetização de jovens e adultos. A partir de entrevistas semiestruturadas, baseadas em uma abordagem narrativa sociocultural, realizamos a análise das narrativas e evidenciamos que as concepções dos alfabetizadores são permeadas por uma incipiência teórico-metodológica, que os leva a protelar o trabalho metalinguístico (espera) e, quando promovem atividades dessa natureza, baseiam-se na empiria, improviso e ausência de planejamento (tateamento). Ainda assim, observamos que reconhecem a importância da consciência fonológica à alfabetização de jovens e adultos (valorização). Ressaltamos a necessidade de conhecimentos do campo da linguística, incluindo a consciência fonológica, fazerem parte do rol formativo de alfabetizadores de jovens e adultos, com vistas a uma efetiva aprendizagem sobre funcionamento do sistema de escrita alfabética por esse grupo de estudantes.

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Biografia do Autor

Luiza de Salles Juchem, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Doutora em Educação- Universidade Federal de Santa Maria; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de Santa Maria; Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana-Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo.

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora, Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação/UFSM.Pesquisador Produtividade e Pesquisa CNPq. 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Juchem, L. de S., & Bolzan, D. P. V. (2016). Consciência fonológica na alfabetização de jovens e adultos: como esta relação é concebida pelos alfabetizadores. Educação Por Escrito, 7(2), 219–235. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23295