Itinerários formativos e a segmentação horizontal na contrarreforma do Ensino Médio
dispositivos para a manutenção das desigualdades estruturais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45261Palavras-chave:
Ensino Médio, itinerários formativos, Pisa, Todos pela EducaçãoResumo
O presente estudo objetiva perscrutar em que medida a flexibilização curricular estabelecida pela contrarreforma do Ensino Médio, a partir da Lei n. 13.415 (Brasil, 2017) e dos itinerários formativos, espelham tanto as recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, quanto as propostas provenientes do Todos pela Educação, baseado na governança pelos números. Recorrer-se à análise de conteúdo a partir de pesquisa bibliográfica e documental para desvelar os jogos de poder envolvidos na defesa da segmentação horizontal enquanto dispositivo para a manutenção das estruturas de classe.
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