Tempos formativos da Educação do Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica
relato de experiência no município de Iranduba/AM, entre 2017-2018
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45435Palavras-chave:
Educação do Campo, pedagogia histórico-crítica, tempos formativosResumo
O artigo apresenta a experiência realizada nos tempos formativos do Curso de Especialização em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM), no período de 2017 a 2018, no município de Iranduba/AM, na aplicabilidade da Teoria e da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica. Trata-se de um estudo realizado com 90 professores/as de 20 comunidades, distribuídas em três setores educacionais, Solimões, Rio Negro e Estrada, contando com o apoio da pesquisa bibliográfica fundamentada em Saviani (2019, 2021), Gasparin (2020), Galvão, Martins e Lavoura (2019), Caldart (2017), Oliveira (2017), entre outros, cujos estudos se baseiam na perspectiva materialista histórico-dialética. Os resultados apontam que tanto os/as formadores/as da UFAM quanto os/as professores/ as do campo de Iranduba vivenciaram um novo conhecimento científico na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. Conclui-se com os encontros formativos que os/as professores/as desenvolveram na sala de aula a estrutura da proposta didática da Teoria Histórico-Crítica, que é composta por Prática Social (concreta) – Nível de Zona de Desenvolvimento Atual do Educando; Problematização, Instrumentalização, Catarse – Nível de Zona de Desenvolvimento Imediato do Educando; e Prática Social (concreto pensado) – Nível de Desenvolvimento Atual do Educando.
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