Relações étnico-raciais:
o que aborda o material didático no Novo Ensino Médio?
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45316Palavras-chave:
educação para as relações étnico-raciais, novo ensino médio, livro didático, decolonial.Resumo
O ensino de educação para as relações étnico-raciais na educação básica pode promover acolhimento, positivação de identidades e compor a luta contra silenciamentos, preconceitos e racismo. Ainda, a presença e o diálogo sobre relações raciais auxiliam para termos uma sociedade mais igualitária e democrática, visto que não há “democracia com racismo”. O objetivo deste texto é analisar a presença da educação para as relações étnico-raciais em imagens e textos tendo como referência a história, a cultura afro-brasileira e indígena em materiais didáticos na área de Ciências Humanas disponibilizados aos alunos da rede estadual catarinense no novo ensino médio. A pergunta de pesquisa que nos guia é esta: como os temas referentes a essas temáticas por meio de imagens e textos são abordados nos materiais didáticos disponibilizados para o novo ensino médio? A fonte de análise é o livro didático Moderna em Projetos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2020). Trata-se de material didático que integra os demais distribuídos e utilizados em escolas públicas de Santa Catarina, e que enfatiza uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP). A perspectiva teórico-metodológica usada para análise é a da decolonialidade, uma alternativa à razão moderna-ocidental-cristã-colonial, que luta contra a desumanização do Outro, sobremaneira dos afrodescendentes e indígenas na interlocução com referenciais bibliográficos que abordam a temática de relações raciais. A evidência preliminar indica uma abordagem superficial que pode ensejar processos de exclusão e racismo.
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