Dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática
definições, características e diagnóstico
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45034Palavras-chave:
dificuldades de aprendizagem, transtornos de aprendizagem em Matemática, discalculia do desenvolvimento, diagnósticoResumo
Este artigo, de natureza teórica, aborda dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática. Tem como objetivo apresentar subsídios que possibilitem diferenciar dificuldades de transtornos, compreender algumas características dos transtornos de aprendizagem em Matemática, acalculia e discalculia do desenvolvimento (DD) e sua categorização, considerações acerca do funcionamento do cérebro, das habilidades matemáticas e dos critérios para o diagnóstico da DD. Teoricamente, alicerça-se nos estudos de Cohn, Kosc, Rubinsten e Henik, Kaufmann e Von Aster, Haase, Santos, Lara, entre outros, bem como em manuais nacionais e internacionais: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR) e Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11). Para tanto, apresenta as perspectivas de diferentes autores, reconhecidos nacional e internacionalmente, acerca da definição, das categorizações e das características desses transtornos, possibilitando, assim, a diferenciação entre eles. Traz à tona equívocos em relação à utilização de diferentes termos para designar as dificuldades e os transtornos de aprendizagem e descreve critérios que indicam caminhos para um diagnóstico completo e seguro da DD.
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