Políticas públicas para a educação das relações étnicoraciais e a educação escolar quilombola

a Lei nº 10.639/2003 como mecanismo para a valorização da cultura da população afro-brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45354

Palavras-chave:

lei nº 10.639/2003, educação para as relações étnico-raciais, educação escolar quilombola, decolonização do currículo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a Lei nº 10.639 (Brasil, 2003) contribui para uma educação inclusiva, principalmente a educação escolar quilombola. Como metodologia de pesquisa, foi usada a análise documental da Lei e das normativas que tratam da sua implementação. O aporte teórico utilizado para embasar a análise incluiu autores como Quijano (2005), Gomes (2005, 2012), entre outros, que contribuíram para a compreensão do cenário da educação para as relações étnico-raciais e da educação escolar quilombola, seus princípios e desafios, bem como para compreender a importância de incluir no currículo escolar o que propõe a Lei nº 10.639 (Brasil, 2003), a fim de que as discussões sobre a história e a cultura da população africana e afro-brasileira façam parte do cotidiano escolar, visando o combate ao racismo e à valorização da diversidade étnico-racial brasileira. O estudo mostrou que a luta, principalmente do Movimento Negro, tem gerado resultados no que diz respeito à implementação de políticas públicas voltadas para a educação da população negra e quilombola, a exemplo do marco histórico da criação da Lei nº 10.639 (Brasil, 2003). Contudo, há muito a avançar, principalmente quando se trata de um cenário que propicie a efetivação da Lei e a decolonização do currículo, pois barreiras, como a falta de formação de professores, ainda são uma realidade a ser superada.

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Biografia do Autor

Gilma Souza Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Barreiras, Bahia, Brasil.

Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Barreiras. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) – 2022; Teoria da Literatura e Produção Textual pela Faculdade Integral de Brasília (FABRAS – IBRA) – 2020; e Literatura Afro-brasileira pela Faculdade Regional de Candeias (FAC) – 2018. Professora regente de Língua Portuguesa e Literaturas na rede estadual de ensino da Bahia desde 2019.

Leriane Silva Cardozo, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Barreiras, Bahia, Brasil.

Atualmente, é docente do Magistério Superior, com dedicação exclusiva, vinculada à Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), unidade Barreiras/BA. As atividades docentes são exercidas na graduação e pós-graduação –– Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), e mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Ocupa o cargo de pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFOB.

José Francisco dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Barreiras, Bahia, Brasil; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Apucarana, Paraná, Brasil.

Atualmente é docente Adjunto, padrão III, nível C, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Apucarana, do Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM), atuando nos temas ligados às Relações Étnicos Raciais, História Africanas e História e Cultura Afro-brasileira e na relação Brasil e Angola no processo de independência angolana. É ainda Docente dos Programas de Mestrado em Ciência Humanas e Sociais e do Mestrado em Ensino, ambos na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Barreiras.

 

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Souza Oliveira, G., Silva Cardozo, L., & dos Santos, J. F. (2024). Políticas públicas para a educação das relações étnicoraciais e a educação escolar quilombola: a Lei nº 10.639/2003 como mecanismo para a valorização da cultura da população afro-brasileira. Educação Por Escrito, 15(1), e45354. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45354

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