A formação de professores e o Programa Residência Pedagógica
o desvelar das produções científicas
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45526Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores, Estado do Conhecimento, Análise Textual DiscursivaResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores: o Programa Residência Pedagógica (PRP). Para tanto, buscou-se realizar o mapeamento das produções já existentes sobre o tema, a fim de conhecer o campo a ser pesquisado. Utilizou-se a metodologia do Estado do Conhecimento (Morosini, 2015) e seguiram-se, criteriosamente, as etapas que constituem essa abordagem de pesquisa bibliográfica. A busca pelas produções foi realizada em um banco de dados reconhecido nacionalmente: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a interpretação dos dados, optou-se pela Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2021), resultando nas seguintes categorias: 1) Concepções do Programa Residência Pedagógica anteriores à política pública vigente, e 2) O PRP enquanto ação de uma política pública nacional de formação de professores. Espera-se que esta investigação traga um panorama histórico das iniciativas referentes ao programa, que abordam a formação inicial e continuada de professores.
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