A formação de professores e o Programa Residência Pedagógica

o desvelar das produções científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45526

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores, Estado do Conhecimento, Análise Textual Discursiva

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores: o Programa Residência Pedagógica (PRP). Para tanto, buscou-se realizar o mapeamento das produções já existentes sobre o tema, a fim de conhecer o campo a ser pesquisado. Utilizou-se a metodologia do Estado do Conhecimento (Morosini, 2015) e seguiram-se, criteriosamente, as etapas que constituem essa abordagem de pesquisa bibliográfica. A busca pelas produções foi realizada em um banco de dados reconhecido nacionalmente: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a interpretação dos dados, optou-se pela Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2021), resultando nas seguintes categorias: 1) Concepções do Programa Residência Pedagógica anteriores à política pública vigente, e 2) O PRP enquanto ação de uma política pública nacional de formação de professores. Espera-se que esta investigação traga um panorama histórico das iniciativas referentes ao programa, que abordam a formação inicial e continuada de professores.

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Biografia do Autor

Patrícia Brondani Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Licenciada em Pedagogiapela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2002). Especialista em Gestão Educacional pelo curso de especialização em Gestão Educacional/UFSM (2005). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/ UFSM(2023). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação-PPPGE/UFSM (2024).. Atua como professora de Anos Iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto, em Santa Maria/RS.

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991). Especialista em Orientação Educacional pelo curso de especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2012). Atua como professora adjunta do Departamento de Administração Escolar a Universidade Federal de Santa Maria/RS.

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Brondani Pivetta, P., & Machado Lunardi, E. (2024). A formação de professores e o Programa Residência Pedagógica: o desvelar das produções científicas. Educação Por Escrito, 15(1), e45526. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45526