O “novo” Ensino Médio pela ótica de estudantes

o “obsoleto envelopado em nova roupagem?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45231

Palavras-chave:

Ensino Médio, Protagonismo, Reprodução, Novo Ensino Médio

Resumo

A Lei n. 13.415/2017 estabeleceu nova estrutura curricular, possibilitando, em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e, no estado de Santa Catarina, o Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio (2021). O caráter enciclopédico, fragmentação do conhecimento, baixa atração e reduzido protagonismo dos estudantes motivaram a reforma. Na opinião dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, a reforma atingiu seu objetivo? Com um questionário a estudantes de uma escola pública estadual de Blumenau/SC, esta pesquisa debate a eficiência da reforma acerca do que ela prometia. Pelas respostas, há certa continuidade em relação ao modelo anterior, bem como distanciamento do cotidiano dos estudantes, sugerindo que as propostas ainda são promessas. A base teórica inclui contribuições dos estudiosos Pérez Gómez, Andy Hargreaves e Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo José Mezzomo, Universidade Regional de Blumenau(FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE) e em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), cursando doutorado no mesmo programa. Participa do grupo de pesquisas Saberes de Si, vinculado à Linha de Pesquisa “Educação, cultura e dinâmicas sociais” (FURB). Desde 2000, atua como docente na Educação Básica e no Ensino Superior em Blumenau/SC.

Albio Fabian Melchioretto, Faculdade SENAC Blumenau, Blumenau, SC, Brasil.

Possui graduação em Filosofia (Centro Universitário de Brusque); e Geografia (Universidade Cruzeiro do Sul); mestre em Educação (Universidade Regional de Blumenau) e doutor em Desenvolvimento Regional (Universidade Regional de Blumenau). Professor pesquisador vinculado à Faculdade SENAC Blumenau. Pesquisador-líder do grupo ELO (Grupo de Pesquisa Faculdade SENAC Blumenau).

Celso Kraemer, Universidade Regional de Blumenau(FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Possui graduação em Filosofia, pela Fundação Educacional de Brusque; mestrado em Educação, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau; e doutorado em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade Regional de Blumenau e no curso de Filosofia na Faculdade São Luiz, desde 2002. Pesquisa as temáticas da filosofia contemporânea, da sociedade, da educação e da sexualidade, com ênfase em Michel Foucault.

Referências

BLUMENAU. Conselho Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico. Blumenau: CME, 2019.

BRAGA, F. M. et al. Implementação de reformas do Ensino Médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil. São Paulo: D3E, 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Brasília: INEP, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 4 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 4 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes. Acesso em: 4 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 4 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Confira o relatório final do Pisa 2018. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias_1/confira-o-relatorio-final-do-pisa-2018. Acesso em: 15 jan. 2023.

DALLABRIDA, N. O mal-estar no ensino médio. Florianópolis: Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/Editorial_de_junho_OEMESC___DR__NORBERTO_DALLABRIDA_15285734798019_7432.pdf. Acesso em: 9 jan. 2023.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

FRIGOTTO, G. Reforma do ensino médio representa uma regressão e uma traição aos jovens e ao país. Entrevista especial com Gaudêncio Frigotto. Entrevista concedida a João Vitor Santos. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, 2022. Disponível em https://www.ihu.unisinos.br/categorias/159-entrevistas/616742-reforma-do-ensino-medio-representa-uma-regressao-e-uma-traicao-aos-jovens-e-ao-pais-entrevista-especial-com-gaudencio-frigotto. Acesso em: 30 set. 2023.

GÓMEZ, A. I. P. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2004.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Quem somos, 2024. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/quem-somos/. Acesso em: 4 jan. 2024.

MOTTA, V. C.; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176606. Acesso em: 4 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176606

MOVIMENTO PELA BASE. Quem somos, 2024. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/quem-somos/. Acesso em: 4 jan. 2024.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2021. Disponível em: https://sites.google.com/sed.sc.gov.br/nem-sedsc/curr%C3%ADculo-base. Acesso em: 4 jan. 2024.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do Ensino Médio do território catarinense: caderno 1: disposições gerais. Florianópolis: SED, 2020. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/curriculo-base-do-territorio-catarinense/2069-curriculo-base-do-territorio-catarinense-do-ensino-medio-caderno-1/file. Acesso em: 4 jan. 2024.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Rede estadual inicia ano letivo com avanços da infraestrutura escolar em SC. Florianópolis: SED, 2022. Disponível em: https://estado.sc.gov.br/noticias/rede-estadual-inicia-ano-letivo-com-avancos-da-infraestrutura-escolar-em-sc/. Acesso em: 11 jan. 2023.

SILVA, M. R.; ARAUJO, M. L. Educação na contramão da democracia: a Reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 39, p. 6-14, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50143. Acesso em: 30 set. 2023.

SILVA, M. R.; FÁVERO, A. A.; SILVEIRA, É. S. Entrevista com Monica Ribeiro da Silva: a reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, p. e14467, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14467. Acesso em: 4 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14467

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Quem somos, 2022. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/quem-somos/. Acesso em: 16 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

Mezzomo, R. J., Melchioretto, A. F., & Kraemer, C. (2024). O “novo” Ensino Médio pela ótica de estudantes: o “obsoleto envelopado em nova roupagem?”. Educação Por Escrito, 15(1), e45231. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45231

Edição

Seção

Novo Ensino Medio