O “novo” Ensino Médio pela ótica de estudantes
o “obsoleto envelopado em nova roupagem?”
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45231Palavras-chave:
Ensino Médio, Protagonismo, Reprodução, Novo Ensino MédioResumo
A Lei n. 13.415/2017 estabeleceu nova estrutura curricular, possibilitando, em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e, no estado de Santa Catarina, o Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio (2021). O caráter enciclopédico, fragmentação do conhecimento, baixa atração e reduzido protagonismo dos estudantes motivaram a reforma. Na opinião dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, a reforma atingiu seu objetivo? Com um questionário a estudantes de uma escola pública estadual de Blumenau/SC, esta pesquisa debate a eficiência da reforma acerca do que ela prometia. Pelas respostas, há certa continuidade em relação ao modelo anterior, bem como distanciamento do cotidiano dos estudantes, sugerindo que as propostas ainda são promessas. A base teórica inclui contribuições dos estudiosos Pérez Gómez, Andy Hargreaves e Paulo Freire.
Downloads
Referências
BLUMENAU. Conselho Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico. Blumenau: CME, 2019.
BRAGA, F. M. et al. Implementação de reformas do Ensino Médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil. São Paulo: D3E, 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Brasília: INEP, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 4 jan. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 4 jan. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes. Acesso em: 4 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 4 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Confira o relatório final do Pisa 2018. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias_1/confira-o-relatorio-final-do-pisa-2018. Acesso em: 15 jan. 2023.
DALLABRIDA, N. O mal-estar no ensino médio. Florianópolis: Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/Editorial_de_junho_OEMESC___DR__NORBERTO_DALLABRIDA_15285734798019_7432.pdf. Acesso em: 9 jan. 2023.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FRIGOTTO, G. Reforma do ensino médio representa uma regressão e uma traição aos jovens e ao país. Entrevista especial com Gaudêncio Frigotto. Entrevista concedida a João Vitor Santos. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, 2022. Disponível em https://www.ihu.unisinos.br/categorias/159-entrevistas/616742-reforma-do-ensino-medio-representa-uma-regressao-e-uma-traicao-aos-jovens-e-ao-pais-entrevista-especial-com-gaudencio-frigotto. Acesso em: 30 set. 2023.
GÓMEZ, A. I. P. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2004.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Quem somos, 2024. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/quem-somos/. Acesso em: 4 jan. 2024.
MOTTA, V. C.; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176606. Acesso em: 4 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176606
MOVIMENTO PELA BASE. Quem somos, 2024. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/quem-somos/. Acesso em: 4 jan. 2024.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2021. Disponível em: https://sites.google.com/sed.sc.gov.br/nem-sedsc/curr%C3%ADculo-base. Acesso em: 4 jan. 2024.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do Ensino Médio do território catarinense: caderno 1: disposições gerais. Florianópolis: SED, 2020. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/curriculo-base-do-territorio-catarinense/2069-curriculo-base-do-territorio-catarinense-do-ensino-medio-caderno-1/file. Acesso em: 4 jan. 2024.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Rede estadual inicia ano letivo com avanços da infraestrutura escolar em SC. Florianópolis: SED, 2022. Disponível em: https://estado.sc.gov.br/noticias/rede-estadual-inicia-ano-letivo-com-avancos-da-infraestrutura-escolar-em-sc/. Acesso em: 11 jan. 2023.
SILVA, M. R.; ARAUJO, M. L. Educação na contramão da democracia: a Reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 39, p. 6-14, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50143. Acesso em: 30 set. 2023.
SILVA, M. R.; FÁVERO, A. A.; SILVEIRA, É. S. Entrevista com Monica Ribeiro da Silva: a reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, p. e14467, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14467. Acesso em: 4 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14467
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Quem somos, 2022. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/quem-somos/. Acesso em: 16 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.