O “novo” Ensino Médio pela ótica de estudantes

o “obsoleto envelopado em nova roupagem?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45231

Palavras-chave:

Ensino Médio, Protagonismo, Reprodução, Novo Ensino Médio

Resumo

A Lei n. 13.415/2017 estabeleceu nova estrutura curricular, possibilitando, em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e, no estado de Santa Catarina, o Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio (2021). O caráter enciclopédico, fragmentação do conhecimento, baixa atração e reduzido protagonismo dos estudantes motivaram a reforma. Na opinião dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, a reforma atingiu seu objetivo? Com um questionário a estudantes de uma escola pública estadual de Blumenau/SC, esta pesquisa debate a eficiência da reforma acerca do que ela prometia. Pelas respostas, há certa continuidade em relação ao modelo anterior, bem como distanciamento do cotidiano dos estudantes, sugerindo que as propostas ainda são promessas. A base teórica inclui contribuições dos estudiosos Pérez Gómez, Andy Hargreaves e Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Ricardo José Mezzomo, Universidade Regional de Blumenau(FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE) e em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), cursando doutorado no mesmo programa. Participa do grupo de pesquisas Saberes de Si, vinculado à Linha de Pesquisa “Educação, cultura e dinâmicas sociais” (FURB). Desde 2000, atua como docente na Educação Básica e no Ensino Superior em Blumenau/SC.

Albio Fabian Melchioretto, Faculdade SENAC Blumenau, Blumenau, SC, Brasil.

Possui graduação em Filosofia (Centro Universitário de Brusque); e Geografia (Universidade Cruzeiro do Sul); mestre em Educação (Universidade Regional de Blumenau) e doutor em Desenvolvimento Regional (Universidade Regional de Blumenau). Professor pesquisador vinculado à Faculdade SENAC Blumenau. Pesquisador-líder do grupo ELO (Grupo de Pesquisa Faculdade SENAC Blumenau).

Celso Kraemer, Universidade Regional de Blumenau(FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Possui graduação em Filosofia, pela Fundação Educacional de Brusque; mestrado em Educação, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau; e doutorado em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade Regional de Blumenau e no curso de Filosofia na Faculdade São Luiz, desde 2002. Pesquisa as temáticas da filosofia contemporânea, da sociedade, da educação e da sexualidade, com ênfase em Michel Foucault.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Mezzomo, R. J., Melchioretto, A. F., & Kraemer, C. (2024). O “novo” Ensino Médio pela ótica de estudantes: o “obsoleto envelopado em nova roupagem?”. Educação Por Escrito, 15(1), e45231. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45231

Edição

Seção

Novo Ensino Médio: Percorrendo itinerários sob tensão