A Didática na formação de professores — para além da disciplina
os processos de ensino-aprendizagens e suas relações
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44581Palavras-chave:
Didática, Processo Ensino-aprendizagem, Formação de ProfessoresResumo
Este texto tem por objetivo propor algumas reflexões acerca da Didática como campo de reflexão/ação sobre os processos de ensino-aprendizagens e suas relações, igualmente fundamental e pertinente às discussões e aos debates na formação inicial de professores. A partir das pesquisas “A disciplina de Didática Geral nos cursos de Geografia, História e Letras” e “A disciplina de Didática e as Metodologias de Ensino nos cursos de formação de Professores”, buscou-se adentrar às perspectivas relacionadas à Didática e ao seu objeto, considerando a multiplicidade de fatores que concernem ao processo educativo e aos processos de ensino-aprendizagens. Para tanto, lançou-se mão das discussões em Candau (2012), Martins (1991, 1993, 1998), Martins e Romanowski (2015), Mizukami (1986), Moreira (1998, 2001), Oliveira e André (1997), Reis, Castro e Almeida (2022), Silva (2019), Veiga (1988, 1995, 2001) e outros(as) autores(as) fundamentais à problemática aqui apresentada. Ainda, a partir das reflexões em Philippe (2022) e Veríssimo e Philippe (2021a), foi possível adensar as questões relativas ao processo de substituição/exclusão da disciplina Didática nos cursos de formação de professores na Instituição Privada de Ensino Superior (IPES) pesquisada, bem como extrair elementos iniciais relativos à compreensão dessas questões, à Didática e ao seu objeto. Nesses termos, a Didática, quando compreendida pela lógica da disciplinarização/instrumentalização, mostra-se impertinente e inadequada à complexidade do fenômeno educativo e dos processos de ensino-aprendizagens, que demandam uma postura igualmente crítica e reflexiva, bem como consciente em relação à educação, aos processos de ensino-aprendizagens e suas relações, e às condições materiais e imateriais para sua execução/implementação.
Downloads
Referências
A HOUSE is not a home. Intérprete: Luther Vandross. Compositores: Burt Bacharach e Hal David. In: NEVER too much. Nova Iorque: Epic Records, 1981. 1 disco vinil, faixa 7 (7 min).
ARANHA, M. L. A. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC; CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRANDÃO, C. R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1981.
CANDAU, V. M. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1983.
CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca pela relevância: In: CANDAU, V. M. (org.). A didática em questão. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 13-24.
CANDAU, V. M. F. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2011. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2011/vol11/no2/15.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
COMENIUS, I. A. Didática magna. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LAVE, J. Apprenticeship in critical ethnographic practice. Chicago: The University of Chicago Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226470733.001.0001
LAVE, J. A prática da aprendizagem. In: ILLERIS, K. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 235-245.
MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. Campinas: Papirus, 1998.
MARTINS, P. L. O. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1991.
MARTINS, P. L. O. Didática: um aprendizado crítico na própria prática. Revista da Associação Nacional de Educação, São Paulo, n. 19, p. 23-29, 1993.
MARTINS, P. L. O.; ROMANOWSKI, J. P. Didática, Práticas de Ensino e Educação Básica na formação inicial de professores: uma relação necessária. In: MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G. (org.). Didática: teoria e pesquisa. Araraquara: Junqueira & Marin, 2015. p. 141-153.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e formação de professores. Educar, Curitiba, n. 17, p. 39-52, jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/3g4w8HwbP8XSHVq9qzNDXJp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.218
MOREIRA, A. F. B. Didática e Currículo: questionando fronteiras. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 11-26, jul./dez. 1998. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71328/40486. Acesso em: 2 abr. 2023.
OLIVEIRA, M. R. N. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. A prática do ensino de Didática no Brasil: introduzindo a temática. In: ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (org.). Alternativas do ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997. E-book não paginado.
PAIM, A. V. F.; CARMO, M. C. S. (Re)afirmando o lugar da didática na formação docente. In: PIMENTA, S. G. et al. (org.). A didática e os desafios da atualidade. Salvador: EDUFBA, 2019. v. 2. p. 129-148.
PHILIPPE, G. Didática(s): substituição/exclusão de uma disciplina em xeque. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO: REDES, TERRITÓRIOS E DIVERSIDADES, 7., 2021, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: PUC-SP, 2022. p. 837-844. Disponível em: https://www5.pucsp.br/webcurriculo-arquivos/2022/Anais-VII-WEBC-2021-final-alta-resolucao.pdf. Acesso em: 2 abr. 2023.
PHILIPPE, G. (Re)Pensando a Didática na Formação de Professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2021, Catalão. Anais Eletrônicos [...]. Catalão: UFCAT, 2021. p. 1-8. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/vconaed/413432/. Acesso em: 2 abr. 2023.
RAYS, O. A. Algumas suposições sobre uma metodologia de ensino contextualizada. Revista Pedagógica, Chapecó, n. 1, v. 1, p. 97-112, 1998. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3343. Acesso em: 2 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v1i1.3343
REIS, K. C. O.; CASTRO, R. M.; ALMEIDA, J. R. A didática no ensino superior: um olhar a partir de periódicos educacionais entre 1931 e 1944. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-12, jan./dez. 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/43559/27817. Acesso em: 2 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43559
SILVA, V. A. A didática e sua contribuição para a formação de professores: algumas reflexões sobre sua necessária presença. In: PIMENTA, S. G. et al. (org.). A didática e os desafios políticos na atualidade. Salvador: EDUFBA, 2019. v. 2. p. 149-162. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30771/1/A%20did%C3%A1tica%20e%20os%20desafios%20da%20atualidade.pdf. Acesso em: 2 abr. 2023.
VEIGA, I. P. A. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica de educação: estudo introdutório. In: OLIVEIRA, M. R. N. S. (org.). Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995. p. 79-98.
VEIGA, I. P. A. Didática: o ensino e suas relações. 6. ed. Campinas: Papirus, 2001.
VEIGA, I. P. A. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Repensando a didática. 11. ed. Campinas: Papirus, 1988. p. 25-40.
VERÍSSIMO, M.; PHILIPPE, G. A disciplina de didática nos cursos de formação de professores: compreensões e consequências para os cursos de licenciatura em Geografia, História e Letras. In: SILVA, C. C. D. (org.). Formação Docente: Experiências Metodológicas, Tecnológicas e Práticas. Ponta Grossa: Atenas, 2021a. v. 2. p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.3382113011
VERÍSSIMO, M.; PHILIPPE, G. A noção de Esquizofrenia Pedagógica nas salas de aula da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO BRASIL, 4., 2021, Brasília. Anais eletrônicos [...]. Brasília: UnB, 2021b. p. 1-12. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/ivsimposiodegruposdepesquisadeformacaodeprofessores/341294-a-nocao-de-esquizofrenia-pedagogica-nas-salas-de-aula-da-educacao-infantil-e-dos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental/. Acesso em: 2 abr. 2023.
VERÍSSIMO, M. et al. Esquizofrenia Pedagógica: um fenômeno na prática docente. In: VERÍSSIMO, M. et. al. (org.). Dramáticas dos usos de si na sala de aula: abordagem ergológica ou o ponto de vista da atividade. Curitiba: CRV, 2021. p. 111-132.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.