O fenômeno da branquitude e a legislação educacional brasileira

breves análises

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45378

Palavras-chave:

eugenia, branquitude, legislação educacional brasileira

Resumo

Este trabalho pretende vincular o letramento racial ao estudo da branquitude e da eugenia, levando-se em conta o contexto educacional brasileiro, em especial no que diz respeito ao arcabouço legislativo que o sustenta. Nesse sentido, são apresentadas relevantes reflexões e análises acerca desses termos nos documentos que normatizam a Educação no Brasil, tais como a Lei de Diretrizes e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo assim, constitui intenção expressa dos autores investigar como apagamentos e omissões na legislação educacional brasileira contribuem para a permanência de uma estrutura social excludente, discriminatória e racista.

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Biografia do Autor

Carlos José Moura de Carvalho, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional de Práticas na Educação Básica pelo Colégio Pedro II (MPPEB - CPII), especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (EREREBÁ-CPII) e professor no Ensino Fundamental, anos iniciais, na Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo (SEMED-BR) e na Secretaria Municipal de São João de Meriti (SEME), Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Jorge Luiz Marques de Moraes, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor titular do Colégio Pedro II (CPII), na Educação Básica, na Especialização e no Mestrado. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua(gem) e Projetos Inovadores na Educação Básica, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Moura de Carvalho, C. J., & Marques de Moraes, J. L. (2024). O fenômeno da branquitude e a legislação educacional brasileira: breves análises. Educação Por Escrito, 15(1), e45378. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45378

Edição

Seção

Relações Etnico-Raciais