Os ciclos de vida profissional docente

reflexões e desafios na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44528

Palavras-chave:

Ciclos de vida profissional, Formação de professores, Profissão docente

Resumo

O presente artigo revela uma pesquisa sobre os ciclos de vida profissional docente: reflexões e desafios na contemporaneidade. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em autores como Nóvoa (1995, 2001, 2002, 2009, 2019), Huberman (2000), Tardif (2002, 2014), Pimenta (2002), André (2020) e outros autores que se aproximam da temática do estudo. Delineou-se o objetivo geral da pesquisa, que foi analisar quais os desafios encontrados pelos professores ao longo do ciclo de vida profissional docente. Dessa forma, foram estabelecidos os objetivos específicos, que são: refletir sobre os processos de construção da docência; compreender os ciclos da vida profissional do professor apresentados por Michael Huberman (2000); e identificar os desafios encontrados no desenvolvimento profissional dos docentes. A coleta de dados foi realizada com entrevistas presenciais, gravadas e transcritas, com seis professoras, que correspondem aos ciclos de vida profissional docente categorizados pelos anos de serviço e estabelecidos por Huberman (2000). A análise de dados foi apresentada em quatro blocos: desafios encontrados na vida profissional dos docentes; caracterizações dos sujeitos da pesquisa; constituição da docência; e constituição dos desafios da docência. Por meio da escuta das professoras pesquisadas, conclui-se que os desafios encontrados na profissão docente, na contemporaneidade, precisam ser transpostos e pensados de forma coletiva, não dependendo apenas dos esforços dos professores, mas partindo de um olhar atento da sociedade e de políticas públicas que favoreçam a docência e, consequentemente, os sujeitos que dela dependem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz de Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, SC, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Pesquisador no
Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Rubia da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, SC, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Especialista em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Cruzeiro do Sul. Professora da rede municipal de Criciúma/SC.

Referências

ANDRÉ, M. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In:

ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. 4. ed. Campinas: Papirus, 2020. p. 17-34.

GATTI, B. A. Questões: professores, escolas e contemporaneidade. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. 4. ed. Campinas: Papirus, 2020. p. 35-70.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 31-62.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p. 1-39.

MONTEIRO, M.; MOURA QUEIROZ, S. Modernidade líquida e perspectivas filosóficas da diferença no campo educacional. Educação por escrito, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 1-11, 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43665

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 13-33.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 3, n. 44, e84910, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.

NÓVOA, A. Professor se forma na escola. [Entrevista cedida a] Paola Gentile. Nova Escola, São Paulo, ed. 142, p. 6, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissões de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TORRE, S.; BARRIOS, O. Curso de formação para educadores: estratégias didáticas inovadoras. São Paulo: Madras, 2002.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

Luiz de Bittencourt, R., & da Silva, R. (2024). Os ciclos de vida profissional docente: reflexões e desafios na contemporaneidade. Educação Por Escrito, 15(1), e44528. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44528