Os ciclos de vida profissional docente
reflexões e desafios na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44528Palavras-chave:
Ciclos de vida profissional, Formação de professores, Profissão docenteResumo
O presente artigo revela uma pesquisa sobre os ciclos de vida profissional docente: reflexões e desafios na contemporaneidade. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em autores como Nóvoa (1995, 2001, 2002, 2009, 2019), Huberman (2000), Tardif (2002, 2014), Pimenta (2002), André (2020) e outros autores que se aproximam da temática do estudo. Delineou-se o objetivo geral da pesquisa, que foi analisar quais os desafios encontrados pelos professores ao longo do ciclo de vida profissional docente. Dessa forma, foram estabelecidos os objetivos específicos, que são: refletir sobre os processos de construção da docência; compreender os ciclos da vida profissional do professor apresentados por Michael Huberman (2000); e identificar os desafios encontrados no desenvolvimento profissional dos docentes. A coleta de dados foi realizada com entrevistas presenciais, gravadas e transcritas, com seis professoras, que correspondem aos ciclos de vida profissional docente categorizados pelos anos de serviço e estabelecidos por Huberman (2000). A análise de dados foi apresentada em quatro blocos: desafios encontrados na vida profissional dos docentes; caracterizações dos sujeitos da pesquisa; constituição da docência; e constituição dos desafios da docência. Por meio da escuta das professoras pesquisadas, conclui-se que os desafios encontrados na profissão docente, na contemporaneidade, precisam ser transpostos e pensados de forma coletiva, não dependendo apenas dos esforços dos professores, mas partindo de um olhar atento da sociedade e de políticas públicas que favoreçam a docência e, consequentemente, os sujeitos que dela dependem.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In:
ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. 4. ed. Campinas: Papirus, 2020. p. 17-34.
GATTI, B. A. Questões: professores, escolas e contemporaneidade. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. 4. ed. Campinas: Papirus, 2020. p. 35-70.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 31-62.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p. 1-39.
MONTEIRO, M.; MOURA QUEIROZ, S. Modernidade líquida e perspectivas filosóficas da diferença no campo educacional. Educação por escrito, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 1-11, 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43665
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 13-33.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 3, n. 44, e84910, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.
NÓVOA, A. Professor se forma na escola. [Entrevista cedida a] Paola Gentile. Nova Escola, São Paulo, ed. 142, p. 6, 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissões de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TORRE, S.; BARRIOS, O. Curso de formação para educadores: estratégias didáticas inovadoras. São Paulo: Madras, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.