Registros formais da formação de professores de LP no Brasil

a BNC-Formação e as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45181

Palavras-chave:

formação docente, BNC-Formação, DCN-Letras, língua portuguesa, linguística aplicada

Resumo

A proposta deste artigo é promover discutições sobre a BNC-Formação (Brasil, 2019) e suas possíveis repercussões na formação de professores de língua portuguesa, observando as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras (Brasil, 2001). Neste estudo, que se configura um recorte de caráter documental e bibliográfico da pesquisa de iniciação científica “Conhecimentos linguísticos na formação do professor de língua portuguesa (ano II)” e do trabalho monográfico de conclusão de curso “Conhecimentos linguísticos na formação acadêmica do professor de língua portuguesa: percepção dos conhecimentos curriculares sobre ensino de língua de graduandos de Cursos de Letras do Estado da Paraíba”, apropriamo-nos das contribuições de Imbernón (2011), Pimenta (2012), Signorini e Fiad (2012), Tardif (2014) a fim de compreendermos o processo de formação docente que envolve fatores relacionados aos saberes pedagógicos e aos conhecimentos profissionais. Para tanto, analisamos os dados a partir do olhar da Linguística Aplicada Indisciplinar, conforme aponta Moita Lopes (2006). Em geral, percebemos que os documentos apontam, incialmente, para uma formação cuja base é a práxis docente, mas que reflete objetivos da agenda neoliberal para a formação de professores no Brasil. 

 

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Biografia do Autor

Maria Fernanda do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciada em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG. Mestranda em Letras, Linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, UFCG.

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

do Nascimento, M. F., & Rafael, E. L. (2024). Registros formais da formação de professores de LP no Brasil: a BNC-Formação e as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras. Educação Por Escrito, 15(1), e45181. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45181