Percepções de estudantes negros, do ensino médio, sobre o racismo numa escola militar do interior da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45057Palavras-chave:
discriminação étnico-racial, educação, juventude, racismoResumo
Neste artigo, analisamos como o racismo, o preconceito e a discriminação étnico-racial impacta a vida de jovens negros em uma Escola Militar do interior da Bahia. Para a realização do estudo, optamos pelo emprego da metodologia da pesquisa narrativa. Com a pesquisa narrativa, buscamos compreender a percepção de sete jovens, do primeiro ano do Ensino Médio, sobre as diferentes faces do racismo, do preconceito e da discriminação racial. Como resultado, a pesquisa mostrou que o racismo estrutural se apresenta de forma enraizada na escola pesquisada, que normaliza o racismo e deixa de problematizar e refletir sobre a educação para as relações étnico-raciais. A maioria dos/as estudantes afirmou ter sofrido algum tipo de racismo, carregando as marcas dessa atitude e do não reconhecimento e respeito pela sua cor e cultura nas lembranças. Entretanto, apesar de essa discussão, no espaço escolar em questão, ser tímida, o estudo apontou que os/as estudantes têm notado avanços.
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