Percepções de estudantes negros, do ensino médio, sobre o racismo numa escola militar do interior da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45057

Palavras-chave:

discriminação étnico-racial, educação, juventude, racismo

Resumo

Neste artigo, analisamos como o racismo, o preconceito e a discriminação étnico-racial impacta a vida de jovens negros em uma Escola Militar do interior da Bahia. Para a realização do estudo, optamos pelo emprego da metodologia da pesquisa narrativa. Com a pesquisa narrativa, buscamos compreender a percepção de sete jovens, do primeiro ano do Ensino Médio, sobre as diferentes faces do racismo, do preconceito e da discriminação racial. Como resultado, a pesquisa mostrou que o racismo estrutural se apresenta de forma enraizada na escola pesquisada, que normaliza o racismo e deixa de problematizar e refletir sobre a educação para as relações étnico-raciais. A maioria dos/as estudantes afirmou ter sofrido algum tipo de racismo, carregando as marcas dessa atitude e do não reconhecimento e respeito pela sua cor e cultura nas lembranças. Entretanto, apesar de essa discussão, no espaço escolar em questão, ser tímida, o estudo apontou que os/as estudantes têm notado avanços.

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Biografia do Autor

Silvano da Conceição, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Titular do PPGEn e do PPGREC, ambos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), bem como do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Líder do Grupo de Pesquisa Legados IndAfricanos, Relações Étnico-raciais Contemporâneas e Legislação Educacional (GEPER).

Paulo Marcio Santos de Queiroz, Colégio da Polícia Militar Professor Luiz Neves Cotrim, Jequié, BA, Brasil.

Mestre em Planejamento Ambiental, pela Universidade Católica do Salvador, e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente do Colégio da Polícia Militar Professor Luiz Neves Cotrim (CPM/Jequié). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Legados Indígenas e Africanos, Relações Étnico-Raciais Contemporâneas e Legislação Educacional (GEPER/UESB).

Vilma Aurea Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Alfabetização e Coordenação Pedagógica, professora dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Sebastião Laranjeiras/BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Legados Indígenas e Africanos, Relações Étnico-Raciais, Contemporâneas e Legislação Educacional (GEPER).

Michelle Almeida de Queiroz, Secretaria Municipal de Educação (SMEC), Lajedo do Tabocal, BA, Brasil.

Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Única de Pitanga. Docente da rede pública de Lajedo do Tabocal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Legados Indígenas e Africanos, Relações Étnico-Raciais, Contemporâneas e Legislação Educacional (GEPER).

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

da Conceição, S., Santos de Queiroz, P. M., Rodrigues, V. A., & Almeida de Queiroz, M. (2024). Percepções de estudantes negros, do ensino médio, sobre o racismo numa escola militar do interior da Bahia. Educação Por Escrito, 15(1), e45057. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45057

Edição

Seção

Relações Etnico-Raciais