Notícias

De olhos abertos e fechados: estudo das narrativas de Schintzler e Kubrick

 

“Eyes Wide Shut mostra a destituição do ponto imaginário de sustentação do médico que se vê diante da morte. [...] Em seu nível mais fundamental, escreve Zizek, a fantasia diz de mim o que sou para os outros, o que o Outro vê em mim.” (José Luiz Aidar Prado) Leia em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fadir/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3168

 
Publicado: 2017-06-06 Mais...
 

Carla Giuliana Colona Guadalupe

 

Opinião:

Famecos es una revista académica que con toda seriedad y responsabilidad asume su tarea: la divulgación de la investigación en comunicación, tecnología y cultura con respeto por la diversidad de enfoques, metodologías, preguntas y problemas propuestos por los autores. Y no se queda allí. La revista Famecos  tiene en su estilo un toque de color y mucha energía, es un gran esfuerzo que los lectores saben apreciar. Os invito a leerla, pero sobre todo os invito a publicar en ella.  

 
Publicado: 2017-06-06 Mais...
 

Narrativas digitais e estruturas circulares

 

“A escrita criativa encontra na hipermídia e no hipertexto um espaço aberto à mescla de todas as formas poéticas, o que propicia uma verdadeira reinvenção da escrita e uma renovação das formas poéticas.” (Raquel Ritter Longhi) Leia em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3103

 
Publicado: 2017-06-01 Mais...
 

Consumidores Pós-Modernos

 

"Nenhum anúncio publicitário, por mais sedutor que seja, convencerá os consumidores pós-modernos a abdicarem da liberdade de escolha que arduamente conquistaram. Aos demais, resta encontrar criatividade para fazer valer seus argumentos no concorrido mercado das ideias." (Gilles Lipovetsky). Em:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3062

 
Publicado: 2017-05-29 Mais...
 

Raquel Ritter Longhi

 

“A escrita criativa encontra na hipermídia e no hipertexto um espaço aberto à mescla de todas as formas poéticas, o que propicia uma verdadeira reinvenção da escrita e uma renovação das formas poéticas.” Leia em: 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3103

 
Publicado: 2017-05-26 Mais...
 

"A gente se vê por aqui”: a realidade da TV numa perspectiva recepcional

 

"É da percepção de que o par real/irreal não é válido para a televisão que se questiona a sobrevivência daquela mídia mais antiga e a impertinência contemporânea de um conceito de 'ficcionalidade' Por outro lado, o desenvolvimento do conceito de 'fictício' como um terceiro não entre 'real' e 'irreal', mas entre realidades e uma capacidade humana criadora, o imaginário, acentua o papel ativo do sujeito receptor na construção de mundos nos processos de mediação." (Bruno Souza Leal, 2005). Leia em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3335

 

 
Publicado: 2017-05-26 Mais...
 

Um estudo do capital social gerado a partir de redes sociais no Orkut e nos Weblogs

 

"A mera existência de um espaço coletivo, ou de uma rede social artificial (pessoas conectadas por um sistema que as mantêm juntas) não garante a existência de laços fortes e, muito menos, a criação de capital social e a sedimentação desse capital entre os envolvidos." (Raquel Recuero, 2005). Leia em: 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3340

 
Publicado: 2017-05-25 Mais...
 

Sherry Turkle

 

"As comunidades virtuais podem ser como bares, bistrôs, cafés. Não possuem a intimidade da família nem o anonimato da rua. Posicionam-se entre o público e o privado. Tais espaços tornaram-se raros no real […]". Leia em:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3057

 
Publicado: 2017-05-19 Mais...
 

Alberto Pena-Rodríguez, Universidade de Vigo (Espanha)

 

A Revista Famecos é um espaço de debate acadêmico singular, de reflexão teórica e empírica, mas também de descoberta de novos olhares culturais desde a perspectiva interdisciplinar da comunicação no espaço ibero-americano. A excelente qualidade dos trabalhos até agora publicados, assinados por  autores de referência internacional como Jean Braudillard, convertem à Revista Famecos numa das publicações latinoamericanas mais relevantes e influeintes para o estudo dos diferentes fenômenos da comunicação panorama atual.

 
Publicado: 2017-05-16 Mais...
 

Michel Maffesoli

 

"É da árvore do conhecimento que o político tira a sua dignidade. Sem isso, termina na água suja do banho, a famosa política partidária, objeto de riso e de desprezo geral. Do mesmo modo, ele deve saber captar o “espírito-princípio”, a “ideia-força” de cada época histórica e que funciona como agente subterrâneo produzindo vida e movimento." Leia em:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/13644 

 
Publicado: 2017-05-16 Mais...
 

Consumidores Pós-Modernos

 

"Nenhum anúncio publicitário, por mais sedutor que seja, convencerá os consumidores pós-modernos a abdicarem da liberdade de escolha que arduamente conquistaram. Aos demais, resta encontrar criatividade para fazer valer seus argumentos no concorrido mercado das ideias." (Gilles Lipovetsky). Em:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3062

 
Publicado: 2017-05-09 Mais...
 

Design e transgressão

 

"(...) criar é desviar-se de certas regras, leis e convenções sociais e de seus símbolos mais representativos, em busca de novas configurações semióticas e novas possibilidades de significação. Só assim o novo, o inédito, pode aparecer e renovar uma vez mais o social" (Flávio Vinicius Cauduro).

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3141/0


 
Publicado: 2017-05-09 Mais...
 

Professor Tietzmann: Criador das capas da Revista Famecos

 

O  Prof. Roberto Tietzmann é o criador das capas de nossas edições. Faz parte do corpo permanente de professores e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Comunicação da FAMECOS (PUCRS). É coordenador do grupo de pesquisa ViDiCa – Cultura Audiovisual Digital e coordenador adjunto do DaVIs  - projeto de pesquisa interdisciplinar de mineração visual de dados.  É doutor em Comunicação Social pela PUCRS (2010), onde estudou efeitos visuais, montagem e narrativa cinematográfica através dos filmes de King Kong.  É Mestre em Comunicação Social também pela PUCRS (2005), tendo realizado uma pesquisa sobre comunicação visual e cinema através dos créditos de abertura de filmes. O professor Tietzmann é graduado em Publicidade e Propaganda pela UFRGS (1997), onde estudou interfaces homem-computador para produtos interativos de comunicação. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2403852593758632

 
Publicado: 2017-05-09 Mais...
 

A era da informação: gênese de uma denominação descontrolada

 

(...) "o desafio maior do saber se tornou sua conversão em mercadoria e sua integração nas novas estratégias industriais e comerciais, militares e políticas. Um momento onde o critério de validação do saber que procura se impor é o da performance/performatividade, da eficiência mensurável em relação ao input/output, da linguagem da operatividade no sentido dos que decidem e do capital." (Armand Mattelart).

Leia em: 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5399



 
Publicado: 2017-04-28 Mais...
 

A crítica de Nietzsche à cultura de massa

 

"(...) a crítica negativa e radical de Nietzsche à cultura de massa é valiosa e certamente encontraria um grande número de alvos hoje em dia. Mas eu defenderia contra Nietzsche uma ótica mais dialética, que vê no que eu chamo de cultura da mídia um terreno disputado, um local de lutas sociais, que contém aspectos reacionários e progressistas, afirmadores tanto quanto opressivos em relação à vida." (Douglas Kellner). Leia em:

 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3078

 
Publicado: 2017-04-28 Mais...
 

A construção da Constituição de 1988 aos olhos da imprensa

 

O artigo da pesquisadoraCândida Emília Borges Lemos (UNA) analisa o desempenho jornalístico das revistas semanais brasileiras Istoé Veja no período da Assembleia Constituinte de 1987/88 no Brasil. A imprensa é concebida como integrante da cultura política e social de um país. Portanto, é geradora de opiniões e visões de mundo, porém, ao mesmo tempo, reflete a dinâmica social e política. É a síntese de um determinado tempo histórico e contribui para a formação desse mesmo momento, ao criar referenciais ideológicos e valorativos na opinião pública. No período em tela, as discussões travadas na Assembleia Nacional Constituinte refletiam as forças políticas que atuavam na trama social para se confeccionar um articulado constitucional. Neste contexto, cada votação refletia a disputa social para além dos partidos políticos, no jogo de interesses de grupos e  segmentos sociais e suas ideologias. Leia o artigo completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/21448/13669

 
Publicado: 2017-04-20 Mais...
 

Praças polifônicas: o som e a música popular como tecnologias de comunicação no espaço urbano

 

O artigo dos pesquisadores Luiz Henrique Assis Garcia e Pedro Silva Marra (UFMG) tem como objetivo compreender como, através do uso de som e da música popular, os habitantes da cidade delineiam diferentes práticas para partilhar, disputar e dividir o espaço em duas praças de Belo Horizonte (MG-BR). Para tanto, manipulam sons e seus parâmetros, tais como intensidade, freqüência e espacialidade, e mobilizam diferentes repertórios musicais. Tomando a paisagem sonora como uma técnica metodológica que permite acessar o som e a prática musical localizada no espaço em sua materialidade, foram analisados textos, imagens e sons para demonstrar como as pessoas dão forma a fronteiras e ambiências sonoras - móveis e transitórias, mas recorrentes -  “discotecando” a sonoridade do lugar através de tais tecnologias da comunicação. Acesse o texto completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/21533/13672

 
Publicado: 2017-04-20 Mais...
 

Campanhas online e twitter: a interação entre campanhas e eleitores nas eleições presidenciais brasileiras de 2010

 

Desde 1996, pesquisadores se debruçam sobre especulações de ordem teórica e exames empíricos para refletir sobre quais os ganhos democráticos e estratégicos da interação direta, via tecnologias digitais entre candidatos e partidos com eleitores. O artigo do pesquisador Camilo de Oliveira Aggio (UFBA) pretende avaliar a frequência de uso de recursos interativos por candidatos à presidência do Brasil em 2010 no Twitter, além de propor e aplicar uma metodologia que permita aferir com precisão o quão efetivas foram tais interações e com quais finalidades políticas e estratégicas foram empregadas. Conclui-se que os três principais candidatos a presidente do Brasil em 2010 apresentaram índices significativos de interação. No entanto, a comunicação horizontal das campanhas não serviu majoritariamente à discussão de ideias, posicionamentos e projetos políticos. Leia o artigo completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/22088/13705
 
Publicado: 2017-04-17 Mais...
 

Big Brother: telemorfose e criação de poeira

 

"Big Brother tornou-se um conceito universal, uma síntese de parque humano de atrações, de gueto, de quarto fechado e de Anjo Exterminador. A reclusão voluntária como laboratório de uma convivência sintética, de uma socialidade telegeneticamente modificada." (Jean Baudrillard) 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3148/2419

 


 
Publicado: 2017-04-17 Mais...
 

Campanhas online e twitter: a interação entre campanhas e eleitores nas eleições presidenciais brasileiras de 2010

 

Desde 1996, pesquisadores se debruçam sobre especulações de ordem teórica e exames empíricos para refletir sobre quais os ganhos democráticos e estratégicos da interação direta, via tecnologias digitais entre candidatos e partidos com eleitores. O artigo do pesquisador Camilo de Oliveira Aggio (UFBA) pretende avaliar a frequência de uso de recursos interativos por candidatos à presidência do Brasil em 2010 no Twitter, além de propor e aplicar uma metodologia que permita aferir com precisão o quão efetivas foram tais interações e com quais finalidades políticas e estratégicas foram empregadas. Conclui-se que os três principais candidatos a presidente do Brasil em 2010 apresentaram índices significativos de interação. No entanto, a comunicação horizontal das campanhas não serviu majoritariamente à discussão de ideias, posicionamentos e projetos políticos. Leia o artigo completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/22088/13705
 
Publicado: 2017-04-06 Mais...
 

Big Brother: telemorfose e criação de poeira

 

"Big Brother tornou-se um conceito universal, uma síntese de parque humano de atrações, de gueto, de quarto fechado e de Anjo Exterminador. A reclusão voluntária como laboratório de uma convivência sintética, de uma socialidade telegeneticamente modificada." (Jean Baudrillard) 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3148/2419

 


 
Publicado: 2017-04-04 Mais...
 

DJ Jesus Luz?! Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica

 

O artigo das pesquisadoras Simone Pereira de Sá e Beatriz Polivanov (UFF) tem como ponto central discutir questões de gosto, valor, e disputas simbólicas (Bourdieu; 2008, Thornton;1996; Frith; 1996) de atores de uma cena de música eletrônica brasileira (Straw; 1991). Para tal, a análise está focada no caso do modelo Jesus Luz, que namorou Madonna e posteriormente se tornou DJ, suscitando uma série de polêmicas relacionadas à autenticidade de suas performances. O caso de Jesus Luz será tratado como uma controvérsia (Latour; 1994; 2005) que nos permite apreender a performance de gosto (Hennion, 2003; 2007) dos atores da cena eletrônica “em ação”.  Acesse o texto completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/20971/13700

 
Publicado: 2017-04-03 Mais...
 

Sobre Simmel e a guerra: escritos na imprensa alemã

 
Neste artigo do pesquisador Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)são discutidos três textos de Simmel escritos para a imprensa de Berlim, inspirados em suas angústias durante a Primeira Guerra Mundial: “A ideia de Europa”, publicado em 7 de março de 1915, no Berliner Tageblatt; “A Europa e a América: considerações sobre a história universal”, publicado em 4 de julho de 1915, no Berliner Tageblatt; e “Bergson e o ‘cinismo’ alemão”, publicado em 1 de novembro de 1914, no Internationale Wochenschrift für Wissenschaft, Kunst und Technik. Os textos de Simmel para a imprensa constituem-se em importante material de estudos em comunicação, devido à liberdade com que o mesmo se expressa ao público em geral, sem abandonar os conceitos fundamentais de sua sociologia. Um dos resultados desta pesquisa aponta o conflito como um componente fundamental aos processos de comunicação, visto que o dissenso, a discórdia e o combate implicam a compreensão dos códigos de cada parte. Leia o artigo completo no link abaixo:
 
Publicado: 2017-03-26 Mais...
 

Mapeamento das pesquisas em Telejornalismo no Brasil: um estudo da produção acadêmico-científica de 2010 a 2014

 

A partir de uma contextualização de reconfigurações da televisão e dos telejornais na atualidade, o artigo da pesquisadora Beatriz Becker (ECO-UFRJ) apresenta um mapeamento das pesquisas em telejornalismo no Brasil. Revela o estado da arte dos estudos dos noticiários televisivos sob diferentes abordagens, identificando as suas principais representações institucionais e regionais, questões discutidas e referências teórico-metodológicas adotadas. O trabalho consiste em uma contribuição para o contínuo avanço das investigações nesse campo de conhecimento, considerando que análises das formas de produção, distribuição e consumo da TV e dos telejornais em contextos locais e nacionais distintos colaboram para a compreensão do telejornalismo como fenômeno cultural relevante na contemporaneidade. Acesse o texto completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/20534/13483
 
Publicado: 2017-03-24 Mais...
 

No encalço das mulheres de Chicago: conexões orgânicas e radicais do pragmatismo clássico americano

 

O texto da pesquisadora Maria João Silveirinha (Universidade de Coimbra) procura reencontrar as ligações pragmáticas desenvolvidas em Chicago na virada para o século XX a uma visão feminista da sociedade como um todo orgânico. Para o efeito, revisita o contributo de Jane Addams, uma das pioneiras teóricas sociais americanas. Embora não diretamente associada com a Escola de Chicago, o seu trabalho seria muito influente para diversos autores da Escola que também a influenciaram. Destes, destaca particularmente John Dewey e tenta estabelecer as ligações entre o seu pensamento sobre comunidade, o centramento do pragmatismo americano clássico na comunicação e as transformações feministas da ética. Conclui com uma referência à urgência de reler Addams e Dewey nos seus entendimentos de comunidade, em tempos neoliberais que levaram ao recente fecho do que restava, em termos práticos, do importante trabalho de Jane Addams nas comunidades que ela procurou desenvolver e fortificar. Leia o texto completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/22744/14610

 

 
Publicado: 2017-03-13 Mais...
 

Crítica de cinema e patrulha ideológica: o caso Xica da Silva de Carlos Diegues

 

O cineasta Carlos Diegues cunhou em 1978 o termo “patrulhas ideológicas” em referência a alguns críticos de cinema de esquerda que tentariam controlar a produção artística, a partir de suas motivações políticas. O ponto de atrito inicial nasceu após os comentários negativos da imprensa alternativa sobre Xica da Silva (1976). O artigo da pesquisadora Margarida Maria Adamatti (ECA-USP) examina a recepção crítica dos jornais ao filme de Diegues, fornecendo especial atenção aos textos que criaram o debate. Naquele momento, a cultura do nacional popular era usada como critério de análise para os filmes brasileiros. A pesquisa elucida os bastidores e a polêmica interna causada por Xica no jornal alternativo Opinião, num período de crescente fragmentação da esquerda. Leia o texto completo no link abaixo.

 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/23120/14605

 
Publicado: 2017-01-09 Mais...
 

Atentado em looping: uma palavra que aciona uma imagem

 

O artigo da pesquisadora Ana Paula da Rosa (Unisinos) parte da palavra atentado para tratar das imagens simbólicas construídas pela midiatização. Com os acontecimentos na França envolvendo o jornal Charlie Hebdo e com a divulgação de vídeos pelo grupo Estado Islâmico, questiona-se qual o significado que a palavra atentado convoca. Adota-se a premissa de que o imaginário coletivo é acionado por fenômenos midiáticos toda vez que um atentado ocorre pelo mundo. Então, é possível dizer que há uma figura recorrente, partilhada socialmente, no que se refere à cristalização da imagem da palavra atentado? Assim, o artigo se organiza em três etapas: as noções conceituais, o contexto midiático de aparecimento/reaparecimento de imagens e a articulação dos atentados com a ideia de imagem totêmica pela circulação. A hipótese de base é de que a imagem do 11 de setembro é a figura aderente, convocada seja pelo jornalismo ou por atores sociais de modo a manter uma ligação com o imaginário coletivo. Leia o texto completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/20992/13493

 

 
Publicado: 2016-12-16 Mais...
 

Rhein II ou notas sobre a construção da visibilidade da fotografia na arte contemporânea

 

O artigo “Rhein II ou notas sobre a construção da visibilidade da fotografia na arte contemporânea”, do pesquisador Fernando do Nascimento Gonçalves (UERJ), trata do caso da fotografia Rhein II, do artista alemão Andreas Gursky, vendida em um leilão de arte por cerca de quatro milhões de dólares e considerada até recentemente como a fotografia mais cara do mundo. Apoiado metodologicamente na Teoria do Ator-Rede, o texto analisa os processos de construção de sentido e de valor conferido à Rhein II, buscando evidenciar como estes não dizem respeito apenas à arte e seus objetos, mas também à questão da representação no campo das imagens e às mudanças nas funções e nos modelos de produção, circulação e legitimação da fotografia na arte e nos modos de organização de nossa experiência sensível nesse contexto. Acesse o texto completo pelo link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/22531/14608

 

 
Publicado: 2016-12-08 Mais...
 

Pandemia e biografia no jornalismo

 

O artigo “Pandemia e biografia no jornalismo: uma análise dos relatos pessoais da experiência com a Influenza H1N1 em O Dia”, dos pesquisadores Igor Sacramento e Kátia Lerner (UFRJ) analisa os relatos pessoais da experiência com a Influenza H1N1 publicados no jornal O Dia, entre maio e agosto de 2009. Sob dois formatos distintos – Viva Voz e Carta Aberta –, tais relatos se constituíram como uma forma de alargamento do discurso direto e da presença do “outro” dentro das reportagens sobre o assunto, ganhando um espaço específico e destacado para pequenas narrativas autobiográficas, ancoradas na experiência com a então nova doença. Nesses espaços autobiográficos, os autores identificam uma oscilação entre a vitimização, a vergonha, a culpa e a indignação. Concluem que essa maior abertura à subjetividade e à alteridade garantiram reforços do pacto de referencialidade e da autoridade, próprios à enunciação jornalística. Acesse o texto completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/19552/13484

 
Publicado: 2016-11-30 Mais...
 

Redes Sociais acadêmicas: as condições de existência na área das ciências da comunicação no Brasil

 

O artigo “Redes Sociais acadêmicas: as condições de existência na área das ciências da comunicação no Brasil”, do pesquisador Dalton Martins (UFG), apresenta um estudo sobre as condições de formação das redes sociais acadêmicas de colaboração aplicado à área das Ciências da Comunicação, procurando evidenciar a relação entre as práticas sociais, os regimes de verdade e o plano de imanência formado pelos relacionamentos sociais dessa área e os indicadores estruturais que permitem analisar de forma empírica a rede de coautoria dos pesquisadores. O estudo compara os resultados com redes sociais acadêmicas de outras áreas do conhecimento e permite evidenciar as especificidades da área da Comunicação e a relação desses fatores com o próprio histórico de formação da área da Comunicação no Brasil. A metodologia parte de uma revisão bibliográfica de estudos de análise de redes sociais de colaboração científica em várias áreas do conhecimento e utiliza da base de dados do portal de revistas da área de Comunicação Univerciencie.org para analisar mais de 9.800 artigos científicos numa série histórica de 42 anos de produção. Os resultados apontam para fortes características da área de Comunicação, tais como forte fragmentação, baixo índice de colaboração e dispersão entre vários grupos. Acesse o texto completo no link abaixo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/23391/14609

 
Publicado: 2016-11-21 Mais...
 
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