Sobre a Revista

A Revista Famecos é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi criada em setembro de 1994, em formato impresso, com periodicidade semestral. Em 2001, passou a ter periodicidade quadrimestral. A partir do v. 17, n.º 2 (2010), a revista começou a circular somente no formato digital, beneficiando-se com os recursos tecnológicos disponíveis no site da publicação.

Em seu primeiro número de 2010, a Revista Famecos sofreu um reajuste, adequando sua organicidade de volumes e números por ano, de acordo com as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A partir do seu primeiro número na versão exclusivamente digital, passou a contar com um texto de apresentação no qual são contextualizadas as reflexões dos textos publicados e anunciados os novos rumos da revista.

Caracteriza-se por ser um periódico científico-acadêmico amplamente citado em teses, dissertações, artigos e livros do Brasil, sendo respeitado na área da Comunicação e afins. Em todos os seus números, são publicados exclusivamente artigos inéditos no Brasil e no exterior. O periódico possui conceito nacional A2 no Qualis da Capes.

A sua política editorial consiste em selecionar artigos relevantes para a área cujo impacto promova o avanço da pesquisa científica e a ampla difusão do conhecimento, obtendo reconhecimento nacional e internacional.

Jornalismo, Cinema, Cibercultura, Mídia e Cultura, Audiovisual, Pensamento Midiático Comunicacional, Opinião Pública.

Textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados.

Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante, caso não tenha sido acolhida no texto.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

Fluxo contínuo

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Autoria

Os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis

• Área principal: Comunicação e Informação
  • Qualis: A2