Estudos Ibero-Americanos


Créditos da imagem: Logotipo dos Direitos Humanos, Predrag Stakic, 2011, domínio público.

Acesse: v. 45, n. 1 (2019)- Dossiê: Direitos Humanos, História E Memória (1968-2018) 


Estudos Ibero-Americanos é um periódico com publicação quadrimestral, destinado ao público acadêmico, tanto da área de História como das Ciências Humanas em geral. A revista publica artigos inéditos, sobre temáticas relativas ao mundo ibero-americano, dentro de ampla abrangência cronológica, resultantes de pesquisas históricas ou de abordagens teóricas e metodológicas.

Qualis CAPES 2015
ÁREA CAPES - História
CLASSIFICAÇÃO - A2

Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

Notícias

 

* Dossiê: Escrevendo a história ambiental da América Latina: processos de ocupação, exploração e apropriação do ambiente natural (séc. XIX e XX)

 

Vol. 46, n.1 (janeiro a abril de 2020)

Organizadores:  Luciana Murari (PUCRS) e Georg Fischer (Aarhus Universitet, Dinamarca)

O dossiê reunirá trabalhos de pesquisadores latino-americanistas dedicados à análise dos processos históricos relativos à interação da sociedade humana com a natureza, compreendendo sua ocupação, exploração e apropriação. A ocupação diz respeito a estudos sobre povoamento e colonização, compreendendo iniciativas relacionadas à fixação de populações e à organização das bases da atividade produtiva. Exploração se refere a práticas, técnicas, ferramentas e infraestruturas de comoditização, extração e valorização de "recursos naturais", abarcando transformações materiais e dinâmicas sociais implicadas em atividades agrícolas e minerais. Apropriação compreende meios de incorporação do ambiente pela mente humana como conceito e campo de relações, abrangendo produção de saber, simbolização, fabulação imaginária e representação. Enfocaremos os séculos XIX e XX, priorizando a trajetória das antigas colônias ibéricas como países independentes, com experiências singulares de formação, desenvolvimento e integração no cenário global

Prazo para a submissão de artigos: até 30 de abril de 2019

 
Publicado: 2019-02-14 Mais...
 

* Dossiê: Imprensa, cultura e circulação de ideias

 

Vol. 46, n.2. (maio a agosto de 2020)

Organização: Marlise Meyrer (PUCRS) e Isabel Lustosa (Fundação Casa Rui Barbosa) 

Consolidado o uso da imprensa como fonte e objeto de pesquisa na historiografia, os estudos vem alargando seu horizonte teórico-metodológico, bem como as temáticas pesquisadas, produzindo novas reflexões, especialmente aquelas referentes às relações da imprensa com as diferentes formas de poder que configuram  formas hegemônicas de sua produção e circulação. Nesse processo, estudos que contemplem a circulação dos periódicos e as trocas culturais dela resultantes ainda estão num estágio inicial. Assim, propomos reunir nesse Dossiê pesquisas que têm como objeto a mídia impressa de grande circulação no Brasil e no mundo Ibero-americano nos séculos XIX e XX. Os principais enfoques são as trocas culturais estabelecidas entre as publicações brasileiras e Ibero-americanas. Também pretende-se compreender o papel desses periódicos nos processos políticos, culturais e identitários do Brasil e da Ibero-América, enquanto mediadores culturais privilegiados.

Prazo de submissão dos artigos: até 30 de junho de 2019


 
Publicado: 2019-02-13 Mais...
 

* Dossiê: Pan-americanismo: novos olhares sobre as relações continentais

 

Vol. 46, n. 3 (setembro a dezembro de 2020)

Organizadores: Luciano Aronne de Abreu (PUCRS) e Nathalia Henrich (Catholic University of America) 

Os estudos sobre Pan-americanismo vêm ganhando cada vez mais espaço e se diversificando nas suas abordagens teóricas e metodológicas. A multiplicidade de enfoques adotados nas pesquisas recentes oferece um panorama mais amplo sobre as relações intercontinentais, demonstrando a existência de uma correlação de forças muito mais complexa do que a mera dicotomia entre a adesão ou o rechaço a um “pan-americanismo oficial” proposto pelos Estados Unidos. É, entretanto, fora de dúvida que este projeto teve um impacto profundo nos países da região desde fins do séc. XIX e ao longo do séc. XX. Este dossiê espera reunir trabalhos sobre diversos tópicos relacionados às relações interamericanas desde a ascensão da ideia de Pan-americanismo inaugurada pela Conferência Pan-americana de 1891 a partir da História Social, Política, Cultural ou Intelectual, bem como contribuições das Ciências Sociais e  Relações Internacionais. 

Prazo para submissão de artigos: até 30 de setembro de 2019


 
Publicado: 2019-01-16 Mais...
 

* Dossiê: Escrevendo a história ambiental da América Latina: processos de ocupação, exploração e apropriação do ambiente natural (séc. XIX e XX)

 

Vol. 46, n.1 (janeiro a abril de 2020)

Organizadores:  Luciana Murari (PUCRS) e Georg Fischer (Aarhus Universitet, Dinamarca)

O dossiê reunirá trabalhos de pesquisadores latino-americanistas dedicados à análise dos processos históricos relativos à interação da sociedade humana com a natureza, compreendendo sua ocupação, exploração e apropriação. A ocupação diz respeito a estudos sobre povoamento e colonização, compreendendo iniciativas relacionadas à fixação de populações e à organização das bases da atividade produtiva. Exploração se refere a práticas, técnicas, ferramentas e infraestruturas de comoditização, extração e valorização de "recursos naturais", abarcando transformações materiais e dinâmicas sociais implicadas em atividades agrícolas e minerais. Apropriação compreende meios de incorporação do ambiente pela mente humana como conceito e campo de relações, abrangendo produção de saber, simbolização, fabulação imaginária e representação. Enfocaremos os séculos XIX e XX, priorizando a trajetória das antigas colônias ibéricas como países independentes, com experiências singulares de formação, desenvolvimento e integração no cenário global.

Prazo para a submissão de artigos: até 30 de abril de 2019

 
Publicado: 2019-01-03 Mais...
 

* Dossiê: Memórias da violência colonial: Reconhecimentos do passado e lutas pelo futuro

 

Vol 45, n. 2 (2019)

Organizadores: Sheila Khan (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Bruno Sena Martins (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra) e Miguel Cardina (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra).

* Prorrogação do prazo para envio de artigos para o dossiê: Memórias da violência colonial: Reconhecimentos do passado e lutas pelo futuro.

As submissões foram prorrogadas e estarão abertas até até 30 de novembro de 2018

 
Publicado: 2018-11-05 Mais...
 

* Dossiê: Justiça pós-transicional, experiências autoritárias e democracias

 

Vol 45, n. 3 (2019)

Organizadores: Fernando Perlatto (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Cristina Buarque de Hollanda (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

As submissões estão abertas até 15 de janeiro de 2019

 
Publicado: 2017-07-22 Mais...
 

* Dossiê: Direitos Humanos, História e Memória (1968-2018)

 

Vol 45, n. 1 (2019)

Organizadores: Bruno Groppo (Centre d'Histoire Sociale du XXe Siècle Université Paris I, França) e Tatyana de Amaral Maia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil)

As submissões estão encerradas

 
Publicado: 2017-04-13 Mais...
 

Seção Livre e Resenhas

 

A Estudos Ibero-Americanos temporariamente não irá receber artigos livres, considerando a quantidade de artigos livres e resenhas que dispomos em nossos arquivos para avaliação e publicação. Em breve, reabriremos a chamada para artigos livres em fluxo contínuo. No momento, estamos recebendo apenas artigos para os dossiês.

 
Publicado: 2019-05-05 Mais...
 
Outras notícias...