Sobre a Revista
Breve histórico da Revista
A Revista Estudos Ibero-Americanos (qualis A2) é o periódico acadêmico mantido pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Fundada e idealizada pelo professor Braz Augusto Aquino Brancato, a Revista integra-se ao projeto do Programa, organizado em 1973 e em funcionamento desde 1974. Desde sua criação, a revista foi publicada sem interrupção. Com periodicidade semestral até 2015 e quadrimestral até 2022, atualmente publica-se em fluxo contínuo.
Entre 1974 e 2022, foram publicados 128 números e aproximadamente 1360 artigos. A origem institucional dos autores é bastante diversificada, abrangendo todas as regiões do Brasil, vários países da América Latina e de outros continentes. A revista publica artigos inéditos e originais sobre temáticas relativas ao mundo ibero-americano, com ampla abrangência cronológica, resultantes de pesquisas históricas ou de abordagens teóricas e metodológicas.
Desde 2015, a Revista Estudos Ibero-Americanos é publicada apenas em versão on-line, e todos os volumes lançados estão disponíveis em PDF na plataforma digital. Fiel à sua proposta inicial de promover a diversidade temática e a cooperação internacional, a revista mantém-se aberta à contínua renovação de suas perspectivas editoriais, apresentando artigos publicados em português, espanhol e inglês.
Foco e Escopo
A Revista Estudos Ibero-Americanos publica artigos inéditos em História, Filosofia, Ciências Sociais e História da Educação, que contribuem para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico dessas áreas. Criada em 1975, a revista foi idealizada como um espaço para a difusão da pesquisa histórica sobre a Península Ibérica e os países a ela vinculados por seu passado colonial. A revista aceita e publica artigos, resenhas e entrevistas originais e inéditas, promovendo a divulgação do conhecimento histórico. Atualmente, a Revista Estudos Ibero-Americanos é composta pelas seguintes seções: Dossiê, Seção Livre e Tribuna, garantindo uma diversidade de abordagens e temas relevantes para o campo das Ciências Humanas.
Processo de Avaliação por Pares
Os textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram os requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados, e o arquivamento será informado ao autor/a via sistema. Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de especialistas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão final. A publicação dos trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas. Na avaliação, são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista. O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, assim como os nomes dos autores perante os pareceristas. Espera-se que os avaliadores sejam objetivos em suas avaliações. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo imparcial, os avaliadores devem contatar os editores. Também espera-se que indiquem literatura relevante, caso está não tenha sido incluída no texto.
Periodicidade
Publicação anual em fluxo contínuo.
Política de Acesso Aberto
Este periódico oferece acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar livre o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Princípios de ética e boas práticas em publicação acadêmica
Autoria
Os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.
Ineditismo e originalidade
Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista. Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.
Correção de erros e retratações
Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.
Sigilo
O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.
Indexadores, diretórios e repositórios
- Redalyc - Red de revistas científicas de Acceso Abierto
- Scopus - SciVerse Scopus
- Web of Science
- Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
- CLASE - Encontros Latino-Americanos em Ciências Sociais e Humanas
- EBSCO
- AHCI - Arts & Humanities Citation Index
- SSCI - Social Sciences Citation Index
- DOAJ - Directory of Open Access Journals
- SJR - Scimago Journal
- Portal Capes
- Dialnet - Universidad de La Rioja, Espanha
- Researching Brazil/ Pesquisa no Brasil
- Miguilim: Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
- Diadorim
Outras Informações
Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)
Este periódico não cobra taxas para publicação.
Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis
- Área principal: História
- Qualis: A2
- Período: 2017-2020