Revista FAMECOS

Mídia, cultura e tecnologia

 

Notícias

 

O controle do corpo feminino no programa Encontro com Fátima Bernardes: subjetividade, texto e contexto

 

Neste artigo, os pesquisadores Jussara Maia (URFB), Igor Sacramento (UFRJ) e Valéria Vilas Bôas (UFBA) analisam como o programa "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo, constrói posições de sujeito para o feminino articuladas a um perfil dominante de feminilidade, estabelecendo ressonâncias e tensões com valores que são disputados e atualizados na sociedade contemporânea. Observam as estratégias da produção utilizadas para enfatizar características de um modelo dominante de subjetividade feminina no processo de definição do formato. Demonstram como a forma de conceber o feminino no programa reverbera uma disposição cultural dominante em relação ao lugar da mulher configurada por meio do discurso patriarcal. Leia o artigo completo no link abaixo. 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/27064/15702

 
Publicado: 2017-09-04 Mais...
 

Apresentação do Dossiê – Do contexto à contextualização: dinâmicas das historicidades dos processos comunicacionais

 

As diferentes aproximações e apropriações do contexto neste dossiê buscam configurar caminhos para apreendermos as complexidades e desafios que envolvem a contextualização. Os artigos nascem do trabalho conjunto dos pesquisadores que compõem a rede “Historicidades dos processos comunicacionais”, que é constituída por grupos de pesquisa de 7 diferentes Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país: Fiocruz, UFBA, UFOP, UFMG, UFPI, UFRB e UFRJ. Desde abril de 2015, a Rede Historicidades promove dois encontros de trabalho anuais, todos com vistas a desenvolver abordagens teóricas e metodológicas que superem visadas eminentemente presentistas dos fenômenos comunicacionais.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/fadir/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/27779

 
Publicado: 2017-09-01 Mais...
 
Outras notícias...

v. 24, n. 3 (2017)


Capa da revista

Setembro, outubro, novembro e dezembro de 2017

Capa por Roberto Tietzmann.