Revista FAMECOS

mídia, cultura e tecnologia

 

Notícias

 

Professor do PPGCom da Famecos lança livro sobre Estado Islâmico

 
O Professor Doutor em Comunicação Social Jacques Alkalai Wainberg acaba de lançar o livro "ISIS e Estado Islâmico – Utopia e Mente Delirante". A obra, que leva o selo da Edipucrs, aborda a ideologia por trás do Estado Islâmico em seu ímpeto de "salvar o mundo", movido pela crença em um califado global. Segundo Wainberg, aos olhos desta doutrina, o mundo há de ser conquistado e convertido. "Tal pretensão levou o novelista e Prêmio Nobel V.S. Naipaul a classificar o Estado Islâmico fundado pelo ISIS de IV Reich. Ele chama a atenção para o barbarismo e o fanatismo da organização, sua dedicação ao genocídio e sua crença na superioridade racial", explica o pesquisador. A obra também traz análises que buscam explicar as origens do comportamento violento e a decorrente fuga desesperada de refugiados como consequência do colapso da civilização árabe e islâmica.
Jacques Alkalai Wainberg possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), é bacharel em jornalismo pela Universidade da Flórida, em Gainesville, mestre em Jornalismo pela University of South Carolina (1990) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996), com pós-doutorado na Universidade do Texas (Austin, Estados Unidos) e na Universidade de Tel Aviv. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde leciona para alunos da graduação e pós-graduação e onde também coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação, Emoção e Conflito (CEC) do PPGCOM.
O livro só pode ser adquirido na loja da Edipucrs, que fica no prédio 40 do Campus Ipiranga. O valor é de R$24,50 para alunos(as), diplomados(as), professores(as) e funcionários(as). Já o público em geral pode adquirir a obra por R$35,00. Para mais informações e reservas basta entrar em contato com a loja pelo telefone (51) 3320.3906.
 
Publicado: 2016-04-27 Mais...
 

Seis artigos publicados na Revista Famecos estão entre os dez mais citados em 2014 entre as 24 publicações da PUCRS

 
A CrossRef, em mensagem enviada para a Editora da PUCRS (EDIPUCRS), encaminhou uma lista contendo uma tabela com os dez DOI(s) mais acessados entre os exportados pela editora, nos 12 últimos meses (fev. 2015 a fev. 2016), aos quais se encontram os da Revista Famecos. Dos dez mais citados, SEIS foram publicados pela Revista Famecos. O primeiro lugar ficou com um artigo da Revista Sistema Penal & Violência, da Faculdade de Direito; o segundo lugar ficou com a revista Ciência & Saúde, da Faculdade de Enfermagem; do terceiro ao oitavo lugar, todos os artigos foram publicados pela Revista Famecos. O nono e o décimo lugares pertencem à Scientia Medica. A PUCRS possui 24 revistas científicas de diferentes programas de Pós-graduação.
Segundo a diretora das publicações científicas, Dra. Eleonor Gastal, os números de acesso têm aumentado ultimamente, mostrando que está havendo mais buscas pelo DOI. Entretanto, isso não significa que outros artigos não estejam também sendo acessados por outros caminhos. Mesmo assim, a lista revela um bom indicativo de índice de leitura dos artigos publicados pela Famecos.
A busca pelo DOI geralmente ocorre a partir de uma lista de referências que cita o artigo com seu respectivo DOI, explica a mensagem da CrossRef. Mas, também, as buscas no Google Acadêmico podem resultar em busca pelo DOI, o que aumenta bastante a visibilidade dos artigos.
Os seis artigos publicados pela Revista Famecos, na lista dos mais citados, foram publicados no volume 21, número 3, de 2014. São eles:
3º lugar - Internet das coisas, automatismo e fotografia: uma análise pela Teoria Ator-Rede, de André Luiz Martins Lemos e Leonardo Pastor Bernardes Rodrigues.
4º lugar - O vínculo emocional do leitor ao jornalismo: estudo da revista Veja no Facebook, de Marcia Benetti e Gisele Dotto Reginato.
5º lugar - O turning point da grande reportagem multimídia, de Raquel Ritter Longhi.
6º lugar - Jornalismo de referência: o conceito por trás da expressão, de Angela Zamin.
7º lugar - Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência: apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica, de Luiz Artur Ferraretto.
8º lugar - Integrando Habermas, Piaget e Grize: contribuições para uma Teoria Construtivista-Crítica da Comunicação, de Milton N. Campos.
O volume 21, da Revista Famecos está disponível no endereço: http://revistaseletronicas.pucrs.br/...
 
Publicado: 2016-04-27 Mais...
 
Outras notícias...

v. 23, n. 2 (2016)


Capa da revista

Maio, junho, julho e agosto, 2016.

Capa por Roberto Tietzmann.