Revista FAMECOS

mídia, cultura e tecnologia

 

Notícias

 

A opinião na rede: influência e dinâmica no Facebook

 

Os professores José Antônio Martinuzzo (UFES) e Renata Rezende Ribeiro (UFF), através de pesquisa no Facebook, buscam em seu artigo verificar a possível influência dos processos e conteúdos que estruturam uma rede social digital no regime de opinião contemporâneo, assim como investigar se há a ocorrência de líderes de opinião nesse tipo de ambiência comunicacional. Analisar os aspectos do alcance e da estruturação dessas narrativas no contexto da opinião responde a uma demanda colocada pela importância das redes sociais digitais para a sociedade contemporânea. Ademais, trata-se de dois objetos comunicacionais – opinião e redes sociais digitais – amalgamados no campo da comunicação que sustentam uma midiatização inaudita do cotidiano. Leia no link abaixo o texto completo.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/19448/13115

 
Publicado: 2016-07-25
 

O tratamento humorístico da morte em comerciais televisivos

 

Como a publicidade explora o universo da morte relacionando-o ao humor? A doutora Annamaria da Rocha Jatobá Palacios, professora da Universidade Federal da Bahia, procura entender as estratégias linguístico-discursivas presentes em comerciais televisivos que trazem a figura da morte como tema central. Contribuições sociológicas, antropológicas e filosóficas auxiliam na compreensão de parte do legado histórico ocidental sobre a morte. A análise de um conjunto de comerciais televisivos indicou que mesmo a despeito da seriedade da morte, seu emprego como tema central nas narrativas publicitárias contribui para quebrar a atual supremacia do sexo como elemento recorrentemente utilizado por práticas sociodiscursivas institucionalizadas. Confira o artigo completo acessando o link abaixo. 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/19298/13120

 
Publicado: 2016-07-24 Mais...
 
Outras notícias...

v. 23, n. 2 (2016)


Capa da revista

Maio, junho, julho e agosto, 2016.

Capa por Roberto Tietzmann.