Revista FAMECOS

Mídia, cultura e tecnologia

 

Notícias

 

O imaginário da diferença: identidade e etnocentrismo na publicidade sobre o Brasil

 
O artigo “O imaginário da diferença: identidade e etnocentrismo na publicidade sobre o Brasil”, dos pesquisadores Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ) e Euler David de Siqueira (UFJF), se insere em uma reflexão sobre a produção de sentidos tendo a comunicação, a cidade e o turismo como elementos centrais na construção de chamadas fronteiras étnicas ou da enticidade. As principais contribuições ao campo da comunicação portam sobre o papel que a mídia assume ao reproduzir concepções estereotipadas da alteridade.  
Publicado: 2016-09-29 Mais...
 

Communication breakdown: a cobertura do show de Robert Plant no festival Lollapalooza à luz do fait divers

 

Fábio Cruz, Guilherme Oliveira Curi

Com base em duas matérias publicadas no Portal Terra e no site do G1, os pesquisadores Fábio Cruz (UFPel) e Guilherme Oliveira Curi (UFRJ) propõem a execução de um estudo da estrutura de linguagem do referido corpus analítico sobre o show do cantor inglês Robert Plant e sua banda Sensational Space Shifters no festival Lollapalooza, São Paulo, em março de 2015. Para tanto, os autores adotaram como norte teórico os pressupostos da semiologia, de Roland Barthes (1971), fixada na produção de sentido, em nível verbal, através do tipo de informação. A investigação conta com as noções de fait divers e é conduzida pelo método estruturalista. Acesse o artigo completo pelo link abaixo. 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/21316/13485


 
Publicado: 2016-09-27
 
Outras notícias...

v. 23, n. supl. (2016): Conferência Anual 2016 da IALJS (International Association for Literary Journalism Studies)


Capa da revista

Outubro, 2016.

Capa por Roberto Tietzmann.