Distribuição e financiamento no circuito comercial de comédias brasileiras contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44451

Palavras-chave:

comédias, distribuição, financiamento, cinema brasileiro.

Resumo

O sucesso comercial de franquias como Minha mãe é uma peça (2013-2019) e De pernas pro ar (2010-2019) mostram que a popularidade das comédias brasileiras continua em alta. Além do apelo cultural e artístico que essas comédias têm com o público, os modelos de financiamento e de distribuição dessas produções têm sido igualmente importantes para o seu sucesso. Como este artigo argumenta, o financiamento público do Fundo Setorial do Audiovisual, a presença cada vez maior de investimentos privados e o desenvolvimento de uma rede doméstica de distribuição através das distribuidoras Downtown e Paris Filmes têm sido fundamentais para que essas comédias cheguem às salas de cinema e quebrem recordes de bilheteria.

 

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Biografia do Autor

Raphael Palermo, University of North Georgia, Georgia, Estados Unidos

Doutor em Estudos Culturais Brasileiros e Estudos Latino-Americanos com foco em Estudos do Cinema pela Ohio State University (OSU), em Columbus, Ohio, Estados Unidos; mestre pela mesma universidade. Professor da Univeristy of North Georgia (UNG), em Gainesville, Georgia, Estados Unidos.

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

Palermo, R. (2024). Distribuição e financiamento no circuito comercial de comédias brasileiras contemporâneas. Revista FAMECOS, 31(1), e44451. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44451