Uma coisa só? Provocações sobre hibridização de rádio, TV e internet sob a convergência
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45284Palavras-chave:
Hibridização, Rádio como instituição social, Rádio como criação cultural, Rádio hipermidiático, Rádio expandidoResumo
Descreve a hibridização, um processo construído na esteira do rádio hipermidiático (Lopez, 2010), do rádio expandido (Kischinhevsky, 2016) e da PluriTV (Brittos; Simões, 2011), caracterizado pela transmissão de conteúdos simultaneamente por rádio, televisão e internet. Parte das ideias de cultura da convergência (Jenkins, 2008), cultura da conexão (Jenkins; Ford; Green, 2014), remediação (Bolter; Grusin, 1999) e midiamorfose (Fidler, 1998). Assim, dentro da fase de convergência (Ferraretto, 2012), constata-se, alterando o rádio como instituição social e criação cultural (Meditsch, 2010), pontos de tensionamento entre: a) a concorrência dentro do meio (Ferraretto; Morgado, 2018) e a disputa generalizada pela atenção do público (Davenport; Beck, 2001); b) a sociedade individualista de massa (Wolton, 2004) e a necessidade de pertencimento (Baumeister; Leary, 1995); c) o consumo massivo em tempo real e o consumo diferido ou por demanda, em um contexto de economia da cauda longa (Anderson, 2008); e d) a recepção do conteúdo em si e o reprocessamento do transmitido com base no mashup (Chandler; Munday, 2011).
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