Uma coisa só? Provocações sobre hibridização de rádio, TV e internet sob a convergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45284

Palavras-chave:

Hibridização, Rádio como instituição social, Rádio como criação cultural, Rádio hipermidiático, Rádio expandido

Resumo

Descreve a hibridização, um processo construído na esteira do rádio hipermidiático (Lopez, 2010), do rádio expandido (Kischinhevsky, 2016) e da PluriTV (Brittos; Simões, 2011), caracterizado pela transmissão de conteúdos simultaneamente por rádio, televisão e internet. Parte das ideias de cultura da convergência (Jenkins, 2008), cultura da conexão (Jenkins; Ford; Green, 2014), remediação (Bolter; Grusin, 1999) e midiamorfose (Fidler, 1998). Assim, dentro da fase de convergência (Ferraretto, 2012), constata-se, alterando o rádio como instituição social e criação cultural (Meditsch, 2010), pontos de tensionamento entre: a) a concorrência dentro do meio (Ferraretto; Morgado, 2018) e a disputa generalizada pela atenção do público (Davenport; Beck, 2001); b) a sociedade individualista de massa (Wolton, 2004) e a necessidade de pertencimento (Baumeister; Leary, 1995); c) o consumo massivo em tempo real e o consumo diferido ou por demanda, em um contexto de economia da cauda longa (Anderson, 2008); e d) a recepção do conteúdo em si e o reprocessamento do transmitido com base no mashup (Chandler; Munday, 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Artur Ferraretto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRGS. Responsável pelo Núcleo de Estudos de Rádio, grupo de pesquisa certificado pela UFRGS junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Referências

5º Simpósio Nacional do Rádio - Painel: A plataformização da cobertura esportiva no rádio. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2022. 1 vídeo (1h 32min). Publicado pelo Canal GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KqPeR2g-hZE&list=PLJM-fETfEUpXBGEVL9ZGb3XKcSkJzcLLT&index=8. Acesso em: 23 mar. 2023.

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário escolar da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ANDERSON, C. A cauda longa. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

BAUMEISTER, R. F.; LEARY, M. R. The need to belong: desire for interpersonal attachments as a fundamental human motivation. Psychological Bulletin, Washington, v. 117, n. 3, p. 497-529, 1995. DOI: https://doi.org/10.1037//0033-2909.117.3.497

BERTONCELLO, M. N. A convergência no radiojornalismo: uma análise das transmissões da Rádio Jovem Pan, de São Paulo, através do Facebook. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Escola de Comunicação, Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

BOLTER, J. D.; GRUSIN, R. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999. DOI: https://doi.org/10.1108/ccij.1999.4.4.208.1

BRITTOS, V. C. A televisão no Brasil, hoje: a multiplicidade da oferta. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 20, n. 31, p. 9-34, 1999.

BRITTOS, V. C. O rádio brasileiro na fase da multiplicidade da oferta. Verso & Reverso, São Leopoldo, ano 16, n. 35, p. 31-54, jul./dez. 2002.

BRITTOS, V. C.; MIGUEL, J. Indústria cultural: conceito, especificidades e atualidade no capitalismo contemporâneo. In: BRITTOS, V. C.; CABRAL, A. (org.). Economia política da comunicação: interfaces brasileiras. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. p. 37-56.

BRITTOS, V. C.; SIMÕES, D. G. Para entender a TV digital: tecnologia, economia e sociedade no século XXI. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2011.

CANAVILHAS, J. Da remediação à convergência: um olhar sobre os media portugueses. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 8, n. 1, p. 7-21, 2012. DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.369

CHANDLER, D.; MUNDAY, R. Oxford dictionary of media and communication. Oxford: Oxford University Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.1093/acref/9780199568758.001.0001

DAVENPORT, T. H.; BECK, J. C. A economia da atenção: compreendendo o novo diferencial de valor dos negócios. Rio de Janeiro, RJ: Campus Jurídico, 2001.

ESTA Manhã. Comunidade Wiki TVPédia Brasil, [s. l.], 2022. Disponível em: https://tvpediabrasil.fandom.com/pt-br/wiki/Esta_Manhã. Acesso em: 6 abr. 2023.

FERRARETTO, L. A. O hábito de escuta: pistas para a compreensão das alterações nas formas do ouvir radiofônico. GHREBH – Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia, São Paulo, v. 9, p. 106-131, mar. 2007. Disponível em: http://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/Ghrebh/Ghrebh-%209/10_ferraretto.pdf. Acesso em: 7 ago. 2024.

FERRARETTO, L. A. Uma proposta de periodização para a história do rádio no Brasil. Eptic – Revista de Economia Política das Tecnologias da Informação e Comunicação, Aracaju, v. XIV, n. 2, p. 1-24, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/viewFile/418/332. Acesso em: 7 ago. 2024.

FERRARETTO, L. A. Rádio na contemporaneidade: modelo de negócio e poder de referência sob tensão. Eptic – Revista de Economia Política das Tecnologias da Informação e Comunicação, Aracaju, v. XXI, n. 2, p. 154-170, maio/ago. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/11508. Acesso em: 7 ago. 2024.

FERRARETTO, L. A. Conceitos de rádio: múltiplos olhares ressignificando e atualizando definições. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 12, n. 2, p. 10-29, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5020/3869. Acesso em: 7 ago. 2024.

FERRARETTO, L. A. Ponderações sobre o exercício de outorgas de rádio em um cenário de crise institucional: ameaças à democracia, instabilidade econômica e pandemia de covid-19. Esferas, Brasília, ano 12, v. 1, n. 23, p. 1-39, jan./abr. 2022. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13903. Acesso em: 7 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v1i23.13903

FERRARETTO, L. A.; MORGADO, F. Mercado em acomodação: uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 40, n. 3, p. 241-268, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/8410/6534. Acesso em: 7 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v40n3p241-268

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

FIDLER, R. Mediamorfosis: compreender los nuevos medios. Buenos Aires: Granica, 1998.

FLICHY, P. Les industries de l’imaginaire: pour une analyse économique des médias. 2. ed. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 1991.

GROTH, O. Tarefas da pesquisa da ciência da cultura. In: MAROCCO, B.; BERGER, C. (org.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 182-306.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

JORNADA Esportiva da Rádio Gaúcha ganha versão digital. GZH, Porto Alegre, 11 fev. 2021. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/gauchao/noticia/2022/02/jornada-esportiva-da-radio-gaucha-ganha-versao-digital-ckzisa5y80071015pjpgr5c3x.html. Acesso em: 12 fev. 2021.

KISCHINHEVSKY, M. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

LOPEZ, D. C. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: LabCom, 2010. Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf. Acesso em: 7 ago. 2024.

MARTINS FILHO, C. S. Gaúcha: muito mais que uma rádio. Case Studies – Portal Brasileiro de Management. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 20 mar. 2017. Disponível em: http://casestudies.com.br/gaucha-muito-mais-que-uma-radio. Acesso em: 25 jun. 2017.

MASSARO, C. BandNews FM passa a transmitir “Agora é Tarde” de Danilo Gentili. Tudo Rádio, Curitiba, 11 jan. 2012. Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/6691-bandnews-fm-passa-a-transmitir-agora-e-tarde-de-danilo-gentili. Acesso em: 5 abr. 2023.

MASSARO, C. Rádio Bandeirantes vai retransmitir “CQC” a partir de segunda-feira. Tudo Rádio, Curitiba, 9 mar. 2012. Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/6980-radio-bandeirantes-vai-retransmitir-cqc-a-partir-de-segunda-feira. Acesso em: 5 abr. 2023.

MASSARO, C. Contando com profissionais que atuam na TV, Rádio Bandeirantes lança sua nova programação em São Paulo. Tudo Rádio, Curitiba, 28 maio 2020. Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/23552-contando-com-profissionais-que-atuam-na-tv-radio-bandeirantes-lanca-sua-nova-programacao-em-sao-paulo. Acesso em: 5 abr. 2023.

MASSARO, C. Programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, e O É da Coisa, da BandNews FM, serão retransmitidos pela BandNews TV. Tudo Rádio, Curitiba, 24 abr. 2023. Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/29186-programa-jornal-gente-da-radio-bandeirantes-e-o-e-da-coisa-da-bandnews-fm-serao-retransmitidos-pela-bandnews-tv. Acesso em: 18 jun. 2023.

McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

MEDITSCH, E. A informação sonora na webemergência: sobre as possibilidades de um radiojornalismo digital na mídia e pós-mídia. In: MAGNONI, A. F.; CARVALHO, J. F. de (org.). O novo rádio: cenário da radiodifusão na era digital. São Paulo: Senac, 2010. p. 203-238.

OITO em Ponto - Entrevista com Eduardo Campos. Entrevistador: Sergei Cobra. Entrevistados: Eduardo Campos e Thybor Brogio. Oito em Ponto, São Paulo, 1º jun. 2022. Programa de rádio.

PANFLIX, novo streaming da Jovem Pan. Jovem Pan, São Paulo, 1º maio 2020. Disponível em: https://jovempan.com.br/noticias/tecnologia/panflix-novo-streaming-da-jovem-pan.html. Acesso em: 6 abr. 2023.

RÁDIO Charrua exibe jogos da equipe de futsal da AEU, em 2022. Coletiva, Porto Alegre, 21 dez. 2021. Disponível em: https://www.coletiva.net/pelo-rs/radio-charrua-exibe-jogos-da-equipe-de-futsal-da-aeu-em-2022-,408057.jhtml. Acesso em: 21 dez. 2021.

ROSSETTO, A. dos S. Particularidades do uso de vídeo na Rádio Gaúcha em um contexto de produção de conteúdo multiplataforma. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

STARCK, D. Jovem Pan Morning Show estreia na faixa AM e Jovem Pan News está disponível na internet. Tudo Rádio, Curitiba, 7 out. 2013. Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/9896-iovem-pan-morning-show-estreia-na-faixa-am-e-jovem-pan-news-esta-disponivel-na-internet. Acesso em: 16 fev. 2023.

STARCK, D. Ícone da comunicação, Jô Soares teve um programa de jazz na Eldorado FM. Tudo Rádio, Curitiba, 5 ago. 2022. Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/27814-icone-da-comunicacao-jo-soares-teve-um-programa-de-jazz-na-eldorado-fm. Acesso em: 5 ago. 2022.

TRANSMISSÃO ao vivo do Desfile da 37ª Oktoberfest. Portal Gaz, Santa Cruz do Sul, 16 out. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=849_Q2lD6bI. Acesso em: 5 jan. 2023.

TREJO DELARBRE, R. Entre la extinción y la reconversión: ¿por qué la radio se escucha cada vez menos? Revista Mexicana de Ciencias Políticas y sociales, México, ano 67, n. 246, p. 97-119, set./dez. 2022. Disponível em: https://www.revistas.unam.mx/index.php/rmcpys/article/view/81809. DOI: https://doi.org/10.22201/fcpys.2448492xe.2022.246.81809

WOLTON, D. Pensar a comunicação. Brasília: Editora da UnB, 2004.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Como Citar

Ferraretto, L. A. (2024). Uma coisa só? Provocações sobre hibridização de rádio, TV e internet sob a convergência. Revista FAMECOS, 31(1), e45284. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45284