Quanto vale o sonho?
subjetividade neoliberal e o empreendedorismo de si no fenômeno funk ostentação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44749Palavras-chave:
funk ostentação, YouTube, consumo, empreendedorismo de si, subjetividade neoliberal.Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa envolvendo vídeos e entrevistas voltados para o funk ostentação disponibilizados na plataforma YouTube em um momento de maior profusão do subgênero musical no cenário nacional (2011-2015). Coube aqui traçar algumas relações entre os discursos proferidos pelos jovens funkeiros, a partir de suas histórias de vida, e o contexto mais geral de mudanças socioeconômicas daquele período, destacadamente, a expansão do mercado de consumo dentro das periferias brasileiras durante governos do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi aplicado o método da Análise Interpretativa de Conteúdo (AIC) sobre um corpus envolvendo vídeos com entrevistas no YouTube de MCs de maior projeção midiática dentro desse circuito musical, destacadamente, o produtor e empresário Konrad Dantas. Autores como Zigmunt Bauman, Pierre Bourdieu, Richard Sennett, Pierre Dardot e Christian Laval, Verónica Gago, Vander Casaqui e Mayka Castellano, entre outros, colaboram para a reflexão teórica. A partir de um corpus geral envolvendo 52 entrevistas, concluiu-se que tanto KondZilla quanto os seis MCs narravam uma história de ascensão social movida por uma trajetória de esforço e de sucesso calcada em discursos caracterizados pela lógica individualista e pelo fenômeno do empreendedorismo de si.
Downloads
Referências
ABDALLA, C. C. Rolezinho pelo funk ostentação: um retrato da identidade do jovem da periferia paulistana. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2014. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/11566. Acesso em: 27 maio 2023.
ABILIO, L. C. C.; AMORIM, H.; GROHMANN, R. Uberização e plataformização do trabalho no Brasil: conceitos, processos e formas. Sociologias, [s. l.], v. 23, n. 57, p. 26-56, 18 ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/XDh9FZw9Bcy5GkYGzngPxwB. Acesso em: 26 maio 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/15174522-116484
ALBUQUERQUE, G. Kondzilla e redes de música pop periférica: estética, mercado e sentidos políticos. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
BAUMAN, Z. Vida para Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BAUMAN, Z. Vidas Desperdiçadas. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2005
BELO, R. F. O bonde passou: videoclipes de funk ostentação e o mercado musical brasileiro na internet. 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Territorialidades) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4443. Acesso em: 26 maio 2013.
BLACKING, J. Music, culture and experience. Chicago: Chicago University Press, 1995.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
BOY do Charmes - Entrevista no Charmes - Nação Funk. São Paulo: Nação Funk, 1 jul. 2014. 1 vídeo (6:58 min). Publicado pelo canal Darhima MDL. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5lw7MD_G4fQ&t=161s. Acesso em 26 dez. 2022.
BRÁS, J. M. Funk Ostentação SP - ZN. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
CASAQUI, V. Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora. E-Compós, [s. l.], v. 20, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1355. Acesso em: 27 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v20i2.1355
CASAQUI, V. Cultura empreendedora e espírito do tempo: um olhar contemporâneo a partir do campo da comunicação. Organicom, [s. l.], v. 16, n. 31, p. 184-194, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160000. Acesso em: 27 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160000
CASAQUI, V. Empreendedorismo como fenômeno comunicacional, como discurso social e como inspiração. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN (ALAIC), 13., 2016, Ciudad de México. Memorias del XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación / Discurso y Comunicación. Anais [...]. Ciudad de México: ALAIC: Universidad Autónoma Metropolitana, 2016. v. 1. p. 17-24. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/527. Acesso em: 27 maio 2023.
CASTELLANO, M. Sobre vencedores e fracassados: a cultura da autoajuda e o imaginário do sucesso. 2014. 191 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=616955. Acesso em: 26 maio 2023.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.
DOUGLAS, M.; ISHERWOOD; B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro UFRJ, 2006.
FOUCAULT, M. Birth of biopolitics. New York: Palgrave Macmillan, 2008.
FREIRE FILHO, J. Força de expressão: construção, consumo e contestação das representações midiáticas das minorias. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 12, n. 28, p. 18-29, 2008. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.28.3333. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3333. Acesso em: 14 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.28.3333
FREIRE FILHO, J. Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010.
FUNK Ostentação – O Filme. Direção: Konrad Dantas e Renato Barreiros. São Paulo: KondZilla, 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mET3SVyEDgM&t=25s. Acesso em: 3 jan. 2023.
GAGO, V. A razão neoliberal: economias barrocas e pragmática popular. São Paulo: Elefante, 2018.
HAN, B. C. La sociedad de la transparencia. Barcelona: Herder Editorial, 2013. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvt9k5qb
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
PEREIRA, C. da S. Disputas e impasses nas representações midiáticas da skatista Rayssa Leal. MATRIZes, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 223-249, 2023. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i1p223-249. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/195389. Acesso em: 14 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i1p223-249
MC DALESTE, Mc Lon, Mc Guime, Mc Bio G3 na Liga - Tota Zikafunk. São Paulo: Rede Bandeirantes, 18 jul. 2013. 1 vídeo (7:07 min). Publicado por Tota Diretor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xGM_wWfbmSQ&t=339s. Acesso em: 22 dez. 2022.
MC GUI - "Domingo Espetacular" 21/07/13 (HD). São Paulo: TV Record, 22 jul. 2013. 1 vídeo (11 min). Publicado pelo perfil Tudo Tubbe Souza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NX50RSD1KYg&t=1s. Acesso em: 27 dez. 2022.
MC GUIMÊ: "Tenho a maconha como um café". São Paulo: TV Folha, 29 jul. 2014. 1 vídeo (3:32 min). Publicado por Folha de São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IvlZNNIC3vQ&t=1s. Acesso em: 22 dez. 2022.
MC GUIME e Kondzilla - Agora é Tarde Com Danilo Gentili Parte 1 "Entrevista" (21.08.2012). São Paulo: TV Bandeirantes, 22 ago. 2012. 1 vídeo (9:45 min). Publicado por Du Damous. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ul8kHNVluGg&t=176s. Acesso em: 22 dez. 2022.
MC LON e MC Guimê e outros MC'S De SP - Hoje em dia - Rede Record. São Paulo: Record, 12 abr. 2013. 1 vídeo (12:56 min). Publicado pelo perfil RomárioFunk. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yYlChwcAtYU. Acesso em: 26 dez. 2022.
NO FLUXO. Direção: Renato Barreiros. São Paulo: KondZilla, 2014. Disponível em: https://kondzilla.com/no-fluxo-documentario/. Acesso em: 3 out. 2022.
PÂNICO na Band 21/07/2013 - Sabrina Sato mostra o Funk Ostentação. São Paulo, Rede Bandeirantes, 22 jul. 2013. 1 vídeo (11:52 min). Publicado pelo canal PÂNICO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7Tpr4X9PEag. Acesso em: 26 dez. 2022.
PINHEIRO MACHADO, R.; SCALCO, M. L. The right to shine: Poverty, consumption and (de) politicization in neoliberal Brazil. Journal of Consumer Culture, [s. l.], v. 22, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/14695405221086066. Acesso em: 27 mai. 2023.
QUARTO Mundo 2012 - Programa 6 - Funk Ostentação. São Paulo: Quarto Mundo (TV USP), 13 mar. 2013. 1 vídeo (24:43 min). Publicado por TV USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hyTsZZ19BlQ. Acesso em: 22 dez. 2022.
SILVA, M. F. A. da. Do anonimato à fama: a construção de celebridades do Funk Ostentação através da análise da produção de videoclipes para o YouTube. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Paulista, São Paulo, 2018. Disponível em: https://repositorio.unip.br/dissertacoes-teses-programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-em-comunicacao/do-anonimato-a-fama-a-construcao-de-celebridades-do-funk-ostentacao-por-meio-da-analise-da-producao-de-videoclipes-para-o-youtube. Acesso em: 27 maio 2023.
SENNETT, R. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SUPERPOP: Entenda o que é funk ostentação. São Paulo: RedeTV!, 10 set. 2013. 1 vídeo (9:58 min). Publicado pelo canal RedeTV!. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0bWZHmP-YAA. Acesso em: 26 dez. 2022.
VANINI, E. YouTube faz retrospectiva dos vídeos mais vistos em 2012. O Globo. [S. l.], 24 dez. 2012. https://oglobo.globo.com/cultura/megazine/youtube-faz-retrospectiva-dos-videos-mais-vistos-em-2012-7129570. Acesso em: 8 maio 2023.
VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
ZINCONE, R. Funk ostentação e os anos Lula e Dilma: cultura brasileira, políticas desenvolvimentistas e subjetividade neoliberal. 2023. 225 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/62496/62496.PDF. Acesso em: 14 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.