ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS NO INSTAGRAM

ENTRE ANÚNCIOS E CONTEÚDOS DA MARCA DANONINHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44162

Palavras-chave:

Crianças, Estratégias de Comunicação, Marcas e Causas, Engajamento, Danoninho

Resumo

O crescente envolvimento das crianças com as culturas digitais demanda uma atenção especial sobre como as dinâmicas da cultura do consumo impactam e afetam a experiência de ser criança nos dias atuais. O objetivo deste artigo é problematizar as estratégias de engajamento, mobilizadas pela marca Danoninho no Instagram, sob a ótica dos direitos digitais das crianças. Em termos metodológicos, centra-se, pois, no estudo de caso do marketing familiar do perfil @DanoninhoBrasil na referida plataforma, que estimula o engajamento de pais e crianças, por meio da construção de vínculos pautados em valores e causas (sociais, ambientais etc.). O estudo reconhece a complexidade do caso e destaca possíveis contribuições ao direito à cultura, ao lazer e ao brincar; alertando, contudo, para violações à privacidade e ao direito à informação das crianças.

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Biografia do Autor

Brenda Guedes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Pesquisadora pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora e Mestra em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco, com experiência sanduíche junto à Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona (ES). Cofundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências – Recria. Integrante do LabGRIM (UFC/CNPq) e dos GPs PHiNC (UFPE/CNPq), ESC (UFF/CNPq).

Inês Sampaio, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard. Fundadora e vice-coordenadora do LabGRIM (UFC/CNPq). É Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com participação em Programa de Doutorado Sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, Alemanha. Em 2008, realizou estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Montréal, UQÀM, Canadá.

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Guedes, B., & Sampaio, I. (2024). ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS NO INSTAGRAM: ENTRE ANÚNCIOS E CONTEÚDOS DA MARCA DANONINHO. Revista FAMECOS, 31(1), e44162. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44162

Edição

Seção

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