Algoritmos e cultura digital

interlocuções com a pesquisa latino-americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44941

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Algoritmos, Pesquisa, América Latina

Resumo

A partir de lacunas e desvios teóricos destacados de recentes diagnósticos sobre a pesquisa em tecnologias digitais na América Latina, focamos em dois eixos. Discutimos sobre a produção de teorizações sociais a partir das materialidades das tecnologias, sobretudo, fundamentadas em trabalhos do Norte hegemônico. Em seguida, questionamos a pouca influência teórica de autores do pensamento comunicacional latino-americano, principalmente, Martín-Barbero, nesta linha de pesquisa. Por fim, elencamos esforços teóricos e empíricos impulsionados pela ideia de produzir conhecimento sobre a problemática em questão a partir da América Latina, demanda considerada urgente. Posicionadas nas interseções dos estudos culturais com a comunicação, defendemos que a “novidade” do objeto de estudo, das tecnologias digitais e suas diversas interfaces – sociais, culturais e materiais – e a configuração de uma nova área de estudos não justifica o descarte de teorizações que ainda demonstram potência, sobretudo, quando inspiram formulações nativas.

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Biografia do Autor

Ana Júlia de Freitas Carrijo, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, GO, Brasil. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Práticas Culturais (PPGCOM/UFRGS). Bolsista CAPES.

Ana Carolina Damboriarena Escosteguy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Comunicação. Pesquisadora do CNPq. Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

de Freitas Carrijo, A. J., & Damboriarena Escosteguy, A. C. (2024). Algoritmos e cultura digital: interlocuções com a pesquisa latino-americana. Revista FAMECOS, 31(1), e44941. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44941