Algoritmos e cultura digital
interlocuções com a pesquisa latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44941Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Algoritmos, Pesquisa, América LatinaResumo
A partir de lacunas e desvios teóricos destacados de recentes diagnósticos sobre a pesquisa em tecnologias digitais na América Latina, focamos em dois eixos. Discutimos sobre a produção de teorizações sociais a partir das materialidades das tecnologias, sobretudo, fundamentadas em trabalhos do Norte hegemônico. Em seguida, questionamos a pouca influência teórica de autores do pensamento comunicacional latino-americano, principalmente, Martín-Barbero, nesta linha de pesquisa. Por fim, elencamos esforços teóricos e empíricos impulsionados pela ideia de produzir conhecimento sobre a problemática em questão a partir da América Latina, demanda considerada urgente. Posicionadas nas interseções dos estudos culturais com a comunicação, defendemos que a “novidade” do objeto de estudo, das tecnologias digitais e suas diversas interfaces – sociais, culturais e materiais – e a configuração de uma nova área de estudos não justifica o descarte de teorizações que ainda demonstram potência, sobretudo, quando inspiram formulações nativas.
Downloads
Referências
AMARAL, A.; MONTARDO, S. Pesquisa em Cibercultura: análise da produção brasileira da Intercom. Logos, [s. l.], v. 1, n. 34, p. 102-116, 2011.
AMARAL, A.; MONTARDO, S. Pesquisa em cibercultura e internet. Estudo exploratório comparativo da produção científica da área no Brasil e nos Estados Unidos. Conexão, [s. l.], v. 9, n. 18, p. 57-73, jul./dez., 2010. DOI: https://doi.org/10.12957/logos.2011.1879
BARUH, L.; POPESCU, M. Big data analytics and the limits of privacy self-management. New Media & Society, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 579-596, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444815614001
BOCZKOWSKI, P. J.; SILES, I. Steps toward cosmopolitanism in the study of media technologies. Information, Communication & Society, [s. I.], v. 17, n. 5, p. 560-571, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2013.808358
BUCHER, T. The algorithmic imaginary: exploring the ordinary affects of Facebook algorithms. Information, Communication & Society, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 30-44, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2016.1154086
COULDRY, N.; HEPP, A. The Mediated Construction of Reality. Cambridge: Polity Press, 2017.
COULDRY, N.; MEJIAS, U. A. The costs of connection: how data is colonizing human life and appropriating it for capitalism. Stanford, California: Stanford University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9781503609754
DU GAY, P.; HALL, S.; JANES, L.; MACKAY, H.; NEGUS, K. Doing cultural studies. The story of the Sony Walkman. Londres: Sage, 1997.
ESCOSTEGUY, A. FELIPPI, Â.; SIFUENTES, L. As tecnologias de comunicação no cotidiano de famílias rurais – (Re)Configurações de uma ruralidade. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2019.
ESCOSTEGUY, A. FELIPPI, Â.; SIFUENTES, L. Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. CMC, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 115-135, nov. 2007. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v4i11.111
ESPINOZA-ROJAS, J.; SILES, I.; CASTLAIN, T. How using various platforms shapes awareness of algorithms. Behaviour & Information Technology, [s. l.], v. 42, n. 9, p. 1422-1433, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/0144929X.2022.2078224
FELINTO, E. Sem mapas para esses territórios: a cibercultura como campo do conhecimento. In: FREIRE FILHO, J.; HERSCHMANN, M. (org.). Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 45-58.
FERREIRA, S. O que é (ou o que estamos chamando de) ‘colonialismo de dados’? Paulus, São Paulo, v. 5, n. 10, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.458
GILLESPIE, T. A relevância dos algoritmos. Tradução de Amanda Jurno. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 95-121, jan./abr. 2018.
GÓMEZ-CRUZ, E.; RICAURTE, P.; SILES, I. Descolonizando los métodos para estudiar la cultura digital: una propuesta desde Latinoamérica. Cuadernos.info, [s. l.], v. 54, p. 160-181, 2023. DOI: https://doi.org/10.7764/cdi.54.52605
GÓMEZ-CRUZ, E.; SILES, I. Digital cultures in the Americas. In: ROUSSERT, W.; ANATOL, G. L.; THIES, S.; CORONA, S.; LOZANO, J. C. (ed.). The Routledge handbook to the cultures and media of the Americas. Londres: Routledge, 2020. p. 319-329. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351064705-28
GONZÁLEZ, J.; GARCÍA, N. Los significados de internet en estudiantes de bachillerato: entre metáforas y prácticas culturales. RMIE, [s. l.], v. 25, n. 85, p. 351-374, 2020.
GROSSBERG, L. Estudios culturales en tiempo futuro: como es el trabajo intelectual que requiere el mundo de hoy. Traducción de Maria Gabriela Ubaldini. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
JACKS, N; TOALDO, M. M.; OIKAWA, E. Práticas Culturais e Ciberculturais: para pensar a relação com as tecnologias. E-Compós, [s. l.], n. 19, v. 1, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1180
JOHNSON, R. “What is cultural studies anyway?”. In: SILVA, T. (org.). O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 9-132.
KLAUSER, F.; ALBRECHTSLUND, A. From Self-Tracking to Smart Urban Infrastructures. Surveillance & Society, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 273-286, 2014. DOI: https://doi.org/10.24908/ss.v12i2.4605
KNEWITZ, A. Estudos Culturais e cibercultura: um entrelaçamento teórico-metodológico para pensar a recepção na web. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 28., 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: PUC-MG, 2009. p. 1-12.
LOMBORG. S.; KAPSCH, P. H. Decoding algorithms. Media, Culture & Society, [s. l.], p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443719855301
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 1. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J.; RINCÓN, O. Mapa insomne 2017: Ensayos sobre el sensorium contemporáneo. In: JACKS, N.; SCHIMITZ, D.; WOTTRICH, L. (org.). Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Quito: CIESPAL, 2019. p. 17-24.
MILAN, S.; TRERÉ, E. Big Data a partir do Sul/ dos Suis: uma matriz analítica para investigar dados nas margens. Fronteiras, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 109-122, set./dez. 2022.
MOURA, M. As formas mestiças da mídia. Entrevista com Jesús Martín-Barbero. Pesquisa Fapesp, [s. l.], v. 163, p. 10-15, 2009.
NATANSOHN, G.; MORALES, S.; FERREIRA, S. Colonialismo de dados e apropriação das tecnologias digitais: articulações e propostas a partir de uma perspectiva feminista. Fronteiras, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 21-34, set./dez. 2022.
ORTIZ, G. ¿Qué se ha escrito sobre la red internet? Recorrido en la web: Razón y Palabra 1996-2006. Razón y Palabra, [s. l.], v. 11, n. 50, p. 1-13, 2006.
PIENIZ, M.; CENCI, M. Tecnicidades: de las mediaciones comunicativas de la cultura a las mutaciones culturales. In: JACKS, N.; SCHIMITZ, D.; WOTTRICH, L. (org.). Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Quito: CIESPAL, 2019. p. 137-160.
RABELO, L.; CESAR, D. Os dados digitais na comunicação: um novo padrão nas pesquisas? In: ENCONTRO DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais [...].Campo Grande: UFMS, 2020. p. 1-20.
SAINTOUT, F. Los estudios socioculturales y la comunicación: un mapa desplazado. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [s. l.], n. 8-9, p. 144-153, 2011.
SANDOVAL, Luis Ricardo. La apropiación de tecnologías en América Latina: una genealogía conceptual. Virtualis, [s. l.], v. 10, n. 19, 2019.
SCOLARI, C. Hipermediaciones: Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa, 2008.
SEAVER, N. Algorithms as culture: Some tactics for the ethnography of algorithmic systems. Big Data & Society, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 1-12, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/2053951717738104
SHAW, A. Encoding and decoding affordances: Stuart Hall and interactive media technologies. Media, Culture & Society, [s. l.], v. 39, p. 592-602, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443717692741
SILES, I. Sobre el uso de las tecnologías en la sociedad: tres perspectivas teóricas para el estudio de las tecnologías de la comunicación. Reflexiones, [s. l.], v. 83, n. 2, p. 73-82, 2004.
SILES, I., ESPINOZA-ROJAS, J.; MÉNDEZ, A. La investigación sobre tecnología de comunicación en América Latina: Un análisis crítico de la literatura (2005-2015). Palabra Clave, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 1-29, 2019. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.1.2
SILES, I.; ESPINOZA-ROJAS, J.; NARANJO, A.; TRISTÁN, M. The Mutual Domestication of Users and Algorithmic Recommendations on Netflix. Communication, Culture & Critique, [s. l.], v. 12, n. 4, p. 499–518, 2019. DOI: https://doi.org/10.1093/ccc/tcz025
SILES, I.; GÓMEZ-CRUZ, E.; RICAURTE, P. Toward a popular theory of algorithms. Popular Communication, v. 21, n. 1, p. 57-70, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/15405702.2022.2103140
SILVA, G. North Perspectives for a Better South? Big Data and the Global South in Big Data & Society. Interações, [s. l.], v. 37, p. 84-107, 2019. DOI: https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.a4
SILVERSTONE. R. Television and everyday life. London, England: Routledge, 1994.
TIRONI, M.; VALDERRAMA, M. Descolonizando los sistemas algorítmicos: diseño crítico para la problematización de algoritmos y datos digitales desde el Sur. Palabra Clave, [s. l.], v. 24, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2021.24.3.2
TRINDADE; E. PEREZ, C.; TEIXEIRA FILHO, C. Tendências das pesquisas em publicidade e consumos nos periódicos nacionais e internacionais de comunicação: um panorama sobre o estudo do algoritmo. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 28., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUCRS, 2019.
TREJO, R. The study of the internet in Latin America: Achievements, challenges, futures. In: VALDIVIA, A. N. (ed.). The international encyclopedia of media studies, Cambridge, v. 6, p. 140-168, 2013.
VAN DIJCK, J. The culture of connectivity: a critical history of social media. 2. ed. Nova Iorque: Oxford, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199970773.001.0001
VAN DIJCK, J.; POELL, T.; WALL, M. The Platform Society: Public Values in a Connective World. New York: Oxford University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780190889760.001.0001
VELKOVA, J.; KAUN, A. Algorithmic resistance: media practices and the politics of repair. Information, Communication & Society, [s. l.], v. 23, n. 4, p. 523-540, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2019.1657162
WINOCUR, R. Robinson Crusoe ya tiene celular: La conexión como espacio de control de la incertidumbre. México: Universidad Autónoma Metropolitana: Siglo XXI, 2009.
WINOCUR, R.; SÁNCHEZ VILELA, R. Familias pobres y computadoras. Claroscuros de la apropiación digital. Montevideo, Uruguay: Editorial Planeta, 2016.
WINQUES, K.; LONGHI, R. Mediação, recepção e consumo frente à explosão dos algoritmos. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: Compós, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.