Cinema Encruzilhada e a filmografia SECNEB

performances e culturas negras no documentário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45358

Palavras-chave:

cinema, encruzilhada, performances culturais, documentário.

Resumo

Neste artigo, abordamos a representação da cosmogonia afro-brasileira em documentários, considerando aspectos estéticos e políticos da relação entre o cinema e os terreiros. Nosso objetivo é refletir sobre as questões de representação das culturas afro diaspóricas no campo documental,  entrelaçadas ao campo teórico das performances culturais, na conformação de uma estética de encruzilhada. Partindo da ideia de cinema como um ponto de intersecção, como cinema de encruzilhada, analisamos a trilogia documental produzida pela Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil — SECNEB, no final dos anos 80, composta pelos filmes Orixá Ninu Ilê (Dir. Juana Elbein dos Santos, 1978), Iyá-Mi-Agbá (Dir. Juana Elbein dos Santos 1981) e Egungun (Dir. Carlos Brajsblat, 1982). A trilogia explora as disputas em torno dos modos de representação do conhecimento ancestral, refletindo, nas obras, o embate entre cinema e descolonização cultural, do ponto de vista das relações entre corpo e performance, na articulação de saberes. 

 

 

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Biografia do Autor

Alessandra Regina Gama, Universidade Federal de Goiás (UFG), GO, Brasil.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás (PPGPC-UFG), em Goiânia, GO, Brasil. Pesquisadora de pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em São Paulo, SP, Brasil.

Gilberto A. Sobrinho, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Livre-docente pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, no Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São José do Rio Preto, SP, Brasil. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil.

Lisandro Nogueira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), em São Paulo, SP, Brasil.
Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, GO, Brasil.

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Gama, A. R., Sobrinho, G. A., & Nogueira, L. (2024). Cinema Encruzilhada e a filmografia SECNEB: performances e culturas negras no documentário. Revista FAMECOS, 31(1), e45358. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45358