O dispositivo confessional no documentário e os seus efeitos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37567Palavras-chave:
Dispositivo confessional, Identidade e subjetividade, Documentário brasileiro, Performance confessionalResumo
O artigo aborda o ato da confissão em filmes e vídeos documentários. Trata-se de um falar de si para dispositivos de gravação de imagem e som, em uma relação dúbia de espelho e janela. Refletimos sobre as várias formas de ativação e atualização desses recursos, voltadas para as construções de identidades e de subjetividades, ensejadas por relações de conhecimento e de poder. O texto inspeciona algumas dessas formas em documentários brasileiros e destaca o sentido da performance confessional, como aspecto dominante.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo?. Outra travessia, Florianópolis, v. 01, n. 05, p. 9-16, 2005.
AGOSTINHO, Santo. Confissões: De magistro (Do Mestre). 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
ATWELL, Lee. Word is Out and Gay U.S.A. In: ROSENTHAL, Alan; CORNER, John (org.). New Challenges for documentary. Manchester: Manchester University Press, 2005. p. 220-229.
AUMONT, Jacques. A imagem. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002.
BRUZZI, Stella. New documentary. Londres: Routledge, 2006. https://doi.org/10.4324/9780203967386.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: Crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: A vontade de saber. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
NAGIB, Lúcia. O Cinema da Retomada: Depoimentos de 90 Cineastas dos anos 90. São Paulo: Editora 34, 2002.
NICHOLS, Bill. La representación de la realidade: Cuestiones y conceptos sobre el documental. Barcelona: Paidós, 1991.
NICHOLS, Bill. A voz do documentário. In: RAMOS, Fernão (org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: SENAC, 2005. v. 2.
NICHOLS, Bill. Blurred Boundaries: questions of meaning in contemporary culture. Bloomington: Indiana University Press, 1994.
NICHOLS, Bill. Speaking Truths with Film: Evidence, Ethics, Politics in Documentary. Berkeley: University of California Press, 2016. https://doi.org/10.1525/9780520964587.
RAMOS, Fernão. Mas afinal... O que é mesmo documentário. São Paulo: SENAC, 2008.
RENOV, Michael. Video Confessions. In: RENOV, Michael; SUDERBUR, Erika. Resolutions: Contemporary video practices. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996. p. 78-101.
SACRAMENTO, Igor. Depois da revolução, a televisão: Cineastas de esquerda no jornalismo televisivo dos anos 1990. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.
SARKAR, Bhasar, WALKER, Janet. (org.). Documentary Testimonies: Global Arquives of Suffering. Nova Iorque e Londres: Routledge, 2010. https://doi.org/10.4324/9780203883419
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An Introduction. Londres: Routledge, 2002.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.