Cinema e Política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro

Autores

  • Lisandro Nogueira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3447

Palavras-chave:

Cinema, jornalismo, marketing

Resumo

O cinema brasileiro dos anos noventa busca diagnosticar  as  rápidas  mudanças  ocorridas  no  campo  da comunicação nesse período. O filme Doces Poderes, de Lúcia Murat, mostra como o jornalismo brasileiro, quando submetido ao marketing político e à publicidade, perde seu papel de fonte primária de informação e abre espaço para a “notícia enquanto produto”. Ainda que o filme aparentemente vise lançar um olhar crítico sobre a situação do jornalismo dos anos noventa, a linguagem cinemática e a estrutura narrativa nele usadas solapam seu intento, revelando assim as fragilidades e limitações do cinema brasileiro de viés político.

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Biografia do Autor

Lisandro Nogueira, Universidade Federal de Goiás

Professor de cinema da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2008-04-14

Como Citar

Nogueira, L. (2008). Cinema e Política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro. Revista FAMECOS, 14(34), 14–21. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3447

Edição

Seção

Cinema e Representação