Reflexões sobre o dispositivo de gestão estratégica da comunicação em um contexto de digitalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44118

Palavras-chave:

gestão da comunicação, midiatização, dispositivo

Resumo

A proposta deste ensaio é delinear um quadro teórico-metodológico para fundamentar pesquisas de campo voltadas à compreensão de como a gestão estratégica da comunicação é afetada pela midiatização. Com este objetivo, são discutidos modelos teóricos que consideram os impactos da digitalização sobre as organizações e indicam as principais decisões e processos relacionados à gestão da comunicação. A midiatização é compreendida por meio da discussão dos efeitos radiais produzidos pela incorporação da internet, de softwares e aplicativos nas práticas e processos gerenciais, que (re)configuram o dispositivo de gestão. Com base nessas reflexões, são indicadas questões norteadoras para futuros estudos.

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Biografia do Autor

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2024-03-11

Como Citar

Gomes, V. M. L. R. (2024). Reflexões sobre o dispositivo de gestão estratégica da comunicação em um contexto de digitalização. Revista FAMECOS, 31(1), e44118. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44118

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