Reflexões sobre o dispositivo de gestão estratégica da comunicação em um contexto de digitalização
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44118Palavras-chave:
gestão da comunicação, midiatização, dispositivoResumo
A proposta deste ensaio é delinear um quadro teórico-metodológico para fundamentar pesquisas de campo voltadas à compreensão de como a gestão estratégica da comunicação é afetada pela midiatização. Com este objetivo, são discutidos modelos teóricos que consideram os impactos da digitalização sobre as organizações e indicam as principais decisões e processos relacionados à gestão da comunicação. A midiatização é compreendida por meio da discussão dos efeitos radiais produzidos pela incorporação da internet, de softwares e aplicativos nas práticas e processos gerenciais, que (re)configuram o dispositivo de gestão. Com base nessas reflexões, são indicadas questões norteadoras para futuros estudos.
Downloads
Referências
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, [s. l.], v. 6, n. 10-11, p. 115-120, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013
BOARINI, Margareth. A audiência revelada: o big data acentua os desafios profissionais. In: TERRA, Carolina; DREYER, Bianca M.; RAPOSO, João F. (org.). Comunicação organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais. São Paulo: Summus, 2021. p. 182-201.
CAMARGO, Cris. Um novo evento de tendências e o que eu trouxe na mala. Meio & Mensagem – Proxxima. [S. l.], 18 fev. 2022. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/arquivo/opiniao/2022/02/18/um-novo-evento-de-tendencias-e-o-que-eu-trouxe-na-mala.html. Acesso em: 11 out. 2022.
DELEUZE, Gilles. O mistério de Ariana. Lisboa: Editora Vega, 1996.
EKSTRÖM, Mats; FORNÄS, Johan; JANSSON, André; JERSLEV, Anne. Three tasks for mediatization research: contributions to an open agenda. Media, Culture & Society, [s. l.], v. 38, n. 7, p. 1090-1108, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443716664857
FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Matrizes, [s. l.], n. 2, p. 89-105, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p89-105
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GOMES, Victor M. Laus Reis. Uma leitura comunicacional da estratégia nas organizações. Galáxia, São Paulo, n. 33, p. 226-238, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25542016225456
KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, [s. l.], v. 26, p. 38-51, 2007.
LEMOS, Alexandre Z. WPP constrói campus para agrupar empresas no Brasil. In: Meio & Mensagem. [S. l.], 7 nov. 2022. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2022/11/07/wpp-constroi-campus-para-agrupar-empresas-no-brasil.html. Acesso em: 8 nov. 2022.
LUHMANN, Niklas. Sistemas sociais: esboço de uma teoria geral. Petrópolis: Vozes, 2016.
MACKAY, B.; CHIA, R; NAIR, A. K. Strategy-in-Practices: a process philosofical approach to understanding strategy emergence and organizational outcomes. Human Relations, [s. l.], v. 0, n. 0, p. 1-33, 2020.
MANOVICH, Lev. Software takes command: extending the language of new media. New York: Bloomsbury Publishing, 2013. DOI: https://doi.org/10.5040/9781472544988
MENEGHETTI, Francis K. O que é um ensaio teórico? Revista de Administração Contemporânea, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 320-332, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200010
MINTZBERG, Henry. Patterns in strategy formation. Management Science, [s. l.], v. 24, n. 9, p. 934-048, 1978. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.24.9.934
MUTATO. Site institucional. São Paulo: Mutato, c2022. Disponível em: https://www.muta.to/a-mutato. Acesso em: 8 nov. 2022.
NAVARRO, Victória. Gestão de relacionamento: monitoramento de redes sociais e social listening. In: Meio & Mensagem – Proxxima. [S. l.], 14 dez. 2020. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/arquivo/noticias/2020/12/14/gestao-de-relacionamento-monitoramento-de-redes-sociais-e-social-listening.html. Acesso em: 8 nov. 2022.
RAPOSO, João F. A comunicação organizacional midiatizada: entre os públicos e os dados. In: TERRA, Carolina; DREYER, Bianca M.; RAPOSO, João F. (org.). Comunicação organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais. São Paulo: Summus, 2021. p. 154-181.
SAAD CORRÊA, Elizabeth. A comunicação na sociedade digitalizada: desafios para as organizações contemporâneas. In: KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais aplicados. São Paulo: Summus, 2016. p. 91-120.
SAAD CORRÊA, Elizabeth. Comunicação organizacional e transformação digital: novos cenários, novos olhares. In: TERRA, Carolina; DREYER, Bianca M.; RAPOSO, João F. (org.). Comunicação organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais. São Paulo: Summus, 2021. p. 16-32.
SGORLA, Fabiane; PEDROSO, Daniel. A perspectiva escandinava dos estudos de midiatização: entrevista com Stig Hjarvard. Revista Fronteiras, [s. l.], v. 16, n.3, p. 261-268, 2014. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.11
SILVA, Daniel R. Públicos, plataformas e algoritmos: tensões e vulnerabilidades na sociedade contemporânea. In: TERRA, Carolina; DREYER, Bianca M.; RAPOSO, João F. (org.). Comunicação organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais. São Paulo: Summus, 2021. p. 134-153.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2013.
VALOS, Michael J.; MAPLESTONE, Vanya L.; POLONSKY, Michael J.; EWING, Mike. Journal of Marketing Management, [s. l.], v. 33, n. 17-18, p. 1522-1558, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/0267257X.2017.1410211
VERÓN, Eliseo. Teoria da midiatização: uma perspectiva socioantropológica e algumas de suas consequências. Matrizes, [s. l.], v. 8, n. 1, jan./jun. 2014.
ZERFASS, Ansgar; VERCIC, Dejan; NOTHHAFT, Howard; WERDER, Kelly P. Strategic communication: defining the field and its contribution to research and practice. International Journal of Strategic Communication, [s. l.], v. 12, n. 4, p. 487-505, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/1553118X.2018.1493485
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.