Por uma cosmopolítica da imagem no cinema documentário entre os Guarani
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.46425Palavras-chave:
documentário guarani, cosmopolítica, dissenso, performanceResumo
A proposta deste artigo é refletir sobre a constituição cosmopolítica da imagem no cinema documentário entre os povos Guarani, como um modo de escapar dos regimes de destruição dos modos de vida dos povos tradicionais e de construir outras formas de fazer política, utilizando como instrumento o cinema. O objetivo é estudar as produções desses coletivos em relação à cosmopolítica, que se inscreve no processo de construção das imagens e do processo fílmico, tendo o conceito da comunicação intermundos (Oliveira, 2020, 2021, 2023) como uma categoria teórico-metodológica para pensar a cosmopolítica da imagem no cinema documentário guarani. A questão central é compreender como o político e o cosmológico adentram as formas fílmicas a partir de uma elaboração da cena dissensual, da performance e da fabulação. Desse modo, esses três conceitos (dissenso, performance e fabulação) poderiam ser o nosso ponto de partida teórico-analítico.
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