Por uma cosmopolítica da imagem no cinema documentário entre os Guarani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.46425

Palavras-chave:

documentário guarani, cosmopolítica, dissenso, performance

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre a constituição cosmopolítica da imagem no cinema documentário entre os povos Guarani, como um modo de escapar dos regimes de destruição dos modos de vida dos povos tradicionais e de construir outras formas de fazer política, utilizando como instrumento o cinema. O objetivo é estudar as produções desses coletivos em relação à cosmopolítica, que se inscreve no processo de construção das imagens e do processo fílmico, tendo o conceito da comunicação intermundos (Oliveira, 2020, 2021, 2023) como uma categoria teórico-metodológica para pensar a cosmopolítica da imagem no cinema documentário guarani. A questão central é compreender como o político e o cosmológico adentram as formas fílmicas a partir de uma elaboração da cena dissensual, da performance e da fabulação. Desse modo, esses três conceitos (dissenso, performance e fabulação) poderiam ser o nosso ponto de partida teórico-analítico.

 

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Biografia do Autor

José Francisco Serafim, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Doutor em Cinema Documentário pela Université Paris X – Nanterre, em Nanterre, França, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa (UAb), em Lisboa, pela Filmuniversität Babelsberg Konrad Wolf, em Potsdam e pela Universidade do Porto (U.Porto), no Porto, Portugal. Mestre em Antropologia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, BA, Brasil.

Iago Porfírio, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil; Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Coyoacán, Ciudad de México, México.

Mestre em Comunicação com ênfase em Cinema pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
(UFMS), em Campo Grande, MS, Brasil, com estagio de mestrado sanduíche na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em São Paulo, Brasil; graduado em Comunicação Social com especialidade em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, MS, Brasil. Estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA/CNPq), em Salvador, BA, Brasil, com estágio doutoral no Instituto de Investigaciones Antropológicas da Universidad Nacional Autónoma de México (IIA/UNAM), na Cidade do México, México. Pesquisador do Laboratório de Análisis Transdisciplinar y Sistemas Complejos do IIA-UNAM e do Grupo de Pesquisa Nanook (LAF/UFBA).

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Francisco Serafim, J., & Porfírio, I. (2024). Por uma cosmopolítica da imagem no cinema documentário entre os Guarani. Revista FAMECOS, 31(1), e46425. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.46425

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