Arqueologia especulativa

metodologia e tipologia de roteiros não filmados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44723

Palavras-chave:

estudos de roteiro, história do cinema, arqueologia das mídias, ficção especulativa, roteiros não filmados

Resumo

O artigo realiza uma investigação conceitual e metodológica sobre o papel dos roteiros não filmados nos estudos de cinema. Ao se concentrar nas temporalidades retrospectivas e prospectivas dos roteiros não filmados, o ensaio propõe uma arqueologia especulativa como metodologia. Na parte final, há uma proposta de uma tipologia de roteiros não filmados, chamando a atenção para o roteiro blueprint, os argumentos e os roteiros fragmentados; os traços autorais dos roteiros inéditos; e o círculo vicioso dos roteiros que são filmados em um contexto de produção diferente do original. 

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Biografia do Autor

Pablo Gonçalo, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; foi Fulbright Visiting Scholar na University of Chicago, EUA. Professor adjunto do curso de Comunicação Social / Audiovisual e professor cadastrado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação, (PPGCom) da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da mesma instituição, em Brasília, DF, Brasil. Curador, crítico e roteirista. 

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Gonçalo, P. (2024). Arqueologia especulativa: metodologia e tipologia de roteiros não filmados. Revista FAMECOS, 31(1), e44723. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44723