A arqueologia das mídias e uma nova agenda para os estudos de cinema
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37720Palavras-chave:
Arqueologia da mídia, História do cinema, Teoria cinematográfica, Thomas Elsaesser, GenealogiaResumo
Resenha do livro Cinema como Arqueologia das Mídias, de Thomas Elsaesser, lançado em 2018. Trata-se de uma obra importante para a atual agenda dos estudos de cinema. Com um argumento consistente, Elsaesser sugere uma compreensão do impacto da tecnologia digital no cinema a partir de uma perspectiva arqueológica, a qual possui a descontinuidade histórica como um dos seus primados. Dessa forma, o autor revisita conceitos e metodologias essenciais dos estudos de cinema, tais como dispositivo, linguagem e narrativa, origem do cinema, pesquisas com espectadores e, até mesmo, o impacto do chamado “cinema de atrações”, no período do “primeiro cinema”. A cada revisão desses conceitos, Elsaesser aponta que o estudo de descontinuidades pode gerar um profundo impacto nos estudos de cinema contemporâneos. O autor alemão também apresenta o conceito de poética da obsolescência, ressaltando cineastas e artistas visuais com projetos estéticos afins à arqueologia da mídia.
Downloads
Referências
CASSETI, Francesco. The Lumière Galaxy: seven keywords for the cinema to come. Nova York: Columbia University Press, 2015. https://doi.org/10.7312/columbia/9780231172431.001.0001
ELSAESSER, Thomas. Film History as Media Archeology: tracking digital cinema. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2016. https://doi.org/10.2307/j.ctt1zxskjv
ELSAESSER, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: SESC Edições, 2018.
FOUCAULT, Michel: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2014.
GUNNING, Tom. D. W. Griffith and the origins of the American narrative film: the early years at biograph. Chicago: University of Illinois Press, 1993.
HANSEN, Mirian. Babel and Babylon: spectatorship in American silent film. Boston: Harvard University Press, 1994.
MULVEY, Laura. Visual and other Pleasures. Londres: Palgrave Macmillan, 2009.
PARIKKA, Jussi. What is Media Archeology? Cambridge: Polity Press, 2012.
RODOWICK, David. The Virtual Life of Film. Boston: Harvard University Press, 2007. https://doi.org/10.4159/9780674042834
ZIELIENSKI, Siegfried. Arqueologia da Mídia: busca do tempo remoto do ver e do ouvir. São Paulo: Annablume, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.