NECROVISUALIDADE E “MILICIALIZAÇÃO” DA POLÍTICA
UMA ANÁLISE DA SÉRIE BANDIDOS NA TV
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44070Palavras-chave:
Bandidos na TV, True crime, Imagem e violência, NecropolíticaResumo
O objetivo do presente artigo é analisar a série documental Bandidos na TV (2019), exibida pela Netflix, à luz das metamorfoses nas relações entre mídia, política, sistema penal e crime organizado na sociedade brasileira. Enfoca-se a construção do personagem Wallace Souza, apresentador de TV e político popular no Amazonas acusado de mostrar em seu programa assassinatos supostamente cometidos por sua própria quadrilha. Observa-se em Souza uma figura expressiva do processo de “milicialização” (HIRATA et al., 2022) do Estado e de crescente indiferenciação entre as esferas pública e privada, legal e ilegal. Conclui-se, ainda, que a série criada por produtoras estrangeiras, ao apropriar-se da história e de imagens de arquivo violentas, engendra mais uma camada de capitalização do escândalo. Essa espiral de rentabilização é típica do capitalismo gore (VALENCIA, 2010), no qual narcotráfico, destruição de corpos e posterior veiculação de notícias e imagens brutais compõem um mesmo mercado transnacional da violência.
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Referências
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