Anúncios

VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA

2023-09-01

Prezados colegas,  Evento internacional com participações de diversos/as pensadores/as importantes da área da Filosofia da Educação, entre eles/as Claudia Ruitenberg.  Gostaríamos de reforçar o convite para submissão de trabalho:  VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA. A submissão de resumos expandidos é até 07/09. Você pode conferir a programação completa no site a seguir:  https://www.pucrs.br/.../vi-conferencia-internacional.../... Além da apresentação de trabalho em evento internacional, você poderá submeter o seu trabalho completo posteriormente.

* Confira os detalhes na página do evento: https://www.pucrs.br/.../vi-conferencia-internacional.../...

Saiba mais sobre VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA

Edição Atual

v. 16 n. 1 (2025): Volume único - Fluxo contínuo
Publicado: 2025-06-17

Relações Etnico-Raciais

  • Vinte anos após a Lei n. 10.639/2003 as encruzilhadas da Educação Física Escolar

    Pitias Alves Lobo, Victor Cavalcanti Cesar
    e45348
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45348
  • Uma análise do contexto do estudante cotista e de sua permanência em um curso técnico integrado em alimentos

    Rita Luisa de Oliveira de Oliveira, Marcos Pavani de Carvalho, Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira
    e45389
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45389
  • As Relações Étnico-Raciais na Formação de Professores de Matemática uma Revisão Sistemática de Literatura

    Maria Gabriela de Figueirêdo Furtado, Thatiany Rodrigues Ferreira , Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
    e45359
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45359
  • Relações étnico-raciais no ensino de ciências percepções de professoras(es) em um minicurso de formação

    Ana Lúcia Nunes de Sousa, Alessandra Pio
    e45349
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45349
  • Relações étnico-raciais na educação e práticas pedagógicas problematizações decoloniais como direito social

    Ivanil Magalhães da Silva, Neuzi Herculina Alves de Souza , Katia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
    e45346
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45346
  • Mapeamento das pesquisas em ensino da história e cultura afro-brasileira na educação profissional e tecnológica

    Rosita Camilo de Souza, Rhanya Rafaella Rodrigues, Mirelle Amaral de São Bernardo
    e45263
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45263
  • Abordagens de interculturalidade em casa na educação das relações étnico-raciais

    Izabel Espindola Barbosa, Eliane Quincozes Porto, Valeska Maria Fortes de Oliveira
    e45232
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45232
  • Corpo, cultura e filosofia africana um saber incontinenti

    Marta Genú Soares, Tiago Tendai Chingore
    e45204
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45204

Novo Ensino Médio: Percorrendo itinerários sob tensão

  • Avançar ou retroceder? Experiências do Colégio de Aplicação João XXIII para organizar os Itinerários Formativos para o Novo Ensino Médio

    Priscilla Lúcia Cerqueira de Aragão, Vinícius da Silva Carvalho, Andréia Francisco Afonso
    e45262
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45262
  • Entre celebrações e preocupações com o Novo Ensino Médio

    Diego Ismael Lamb, Fernando Degrandis, Kassius Marques Kirsten
    e45256
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45256
  • A Lei 13.415/2017 e os impactos sobre o “lugar” da Educação Física no Novo Ensino Médio

    Fabíola Pacheco dos Santos Mendes Coelho, Fábio Soares da Costa
    e45253
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45253
  • Percepções sobre o novo Ensino Médio brasileiro uma revisão sistemática

    Lucimara Fiorese, Kári Lúcia Forneck, Taísa Reginatto Defendi
    e45252
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45252

Artigos

  • Ressignificando a escola em tempos de pandemia e pós-pandemia o papel da inovação na transformação educacional

    Renato de Oliveira Brito, Samuel Estevam Vidal, José Ivaldo de Araújo Lucena
    e46914
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.46914
  • Funções executivas revisão bibliográfica sobre intervenções no contexto da educação infantil

    Thais Covalski dos Santos, Karla Fernanda Wunder da Silva, Bettina Steren dos Santos
    e46555
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.46555
  • Residência pedagógica e aprendizagens da docência em contextos presencial e remoto

    Daniel Azevedo de Brito, Denilson Fernandes de Aguiar, Silvina Pimentel Silva
    e45475
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45475
  • Mapeamento de fontes de financiamento, fatores de sucesso e desafios enfrentados pelas start-ups universitárias brasileiras uma revisão de escopo

    Nicolas de Oliveira Cardoso, Wagner de Lara Machado, Monique de Oliveira Pires, João Paulo Ames, Nicoli Carolini Rodrigues, Alexandre Anselmo Guilherme, Salvatore Patera
    e45447
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45447
  • O protagonismo dos NEABIs do IFSul na promoção da Educação para Relações Étnico--Raciais e a aplicação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 dentro da instituição

    Marcell da Silva, Nei Jairo Junior
    e45390
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45390
  • As tecnologias como potencialização da aprendizagem jogos sérios e inteligência artificial

    Nancy Moreira Vasconcelos, Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Eduardo Amadeu Dutra Moresi
    e45050
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45050
  • Reflexões a partir da Lei 10.639/03 contribuições e limitações em relação a questão racial no contexto educacional

    Aline Santana Leal, Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
    e45339
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45339
  • Limites éticos da pesquisa em contextos de privação de liberdade

    Ana Clara Peixoto, Socorro Calháu
    e45319
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45319
  • Interseções entre a antropologia neoliberal e o intento reformista na educação ainda é possível uma pedagogia contra-hegemônica?

    Mateus Lorenzon, Altair Alberto Fávero
    e45405
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45205
  • A importância do desenvolvimento do senso de pertencimento do aluno na redução do abandono escolar

    Izabel Alves Macedo Mendes, Armando Paulo Ferreira Loureiro
    e45175
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45175

Dossiê Temático “Educação das Relações Étnico-Raciais: Possibilidades e desafios nos 20 anos da Lei nº 10639/03”

Ver Todas as Edições