Inovação nas práticas pedagógicas no Ensino Superior: possibilidades para promover o engajamento acadêmico

Autores

  • Andressa Wiebusch Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31607

Palavras-chave:

Ensino Superior. Inovação. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este trabalho analisou as produções científicas sobre a inovação no ensino superior, nas práticas pedagógicas e, a partir disso, identificou as possibilidades promover o engajamento estudantil. A investigação foi realizada por meio do Estado do Conhecimento, utilizando, para tanto, o portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O recorte temporal foi de cinco anos e o período de busca foi de 2012 até 2017. Realizou-se um mapeamento de dissertações e teses, relacionadas à temática, num estudo de abordagem qualitativa, e para a interpretação dos dados usou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Ao analisar as produções científicas sobre o tema da inovação, identificamos que elas apresentam estratégias pedagógicas que possibilitam a integração de metodologias de ensino e de tecnologias no ensino superior com o objetivo de contribuir para inovação dos processos de ensino
e aprendizagem na universidade. Com base nos trabalhos analisados, compreende-se que são necessários novos olhares para a inovação no ensino superior, visando a importância de práticas diferenciadas e de ações que
potencializem o engajamento acadêmico.

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Biografia do Autor

Andressa Wiebusch, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduada em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Ciências
Habilitação em Biologia pela PUCRS. Mestra em Educação pela PUCRS. Doutora em Educação pela PUCRS. Professora
adjunta da PUCRS, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em
Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências).

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Publicado

2019-01-21

Como Citar

Wiebusch, A., & Lima, V. M. do R. (2019). Inovação nas práticas pedagógicas no Ensino Superior: possibilidades para promover o engajamento acadêmico. Educação Por Escrito, 9(2), 154–169. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31607

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil