O Estado do Conhecimento sobre o curso de Pedagogia e a Gestão Educacional/Escolar neste curso de formação
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.17760Palavras-chave:
Formação dos professores. Curso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Gestão Educacional. Gestão Escolar.Resumo
Esse artigo analisa os trabalhos completos produzidos e apresentados no GT Formação de Professores e no GT Políticas Públicas e Gestão Educacional das três últimas edições (2008, 2010 e 2012) do Seminário de Pesquisa da Região Sul, da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – Anped Sul. A partir da produção do estado do conhecimento, nesses dois GTs da Anped Sul, objetivou-se realizar um mapeamento e analisar as produções científicas produzidas sobre a formação de professores, no que diz respeito à formação inicial do curso de Pedagogia, e inter-relações com os preceitos da Gestão Educacional e Gestão Escolar. Como resultados relevantes, verificou-se o enfoque das Diretrizes Curriculares no Curso de Pedagogia como um documento norteador deste curso; ambiguidades nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia no que se refere à docência, gestão e pesquisa; necessidade de comunicação e interação entre os professores gestores para compreensão da gestão da escola; alargamento/sobrecarga de funções docentes; novas demandas quanto à formação e atuação do pedagogo; necessidade de reflexões acerca da formação do pedagogo que será formado. Com a análise dos trabalhos, compreende-se que estes sinalizam novos olhares para a formação de professores, especificamente no curso de Pedagogia e na Formação do Pedagogo, uma vez que é perceptível a fragmentação e fragilidades pedagógicas nos currículos dos cursos de Pedagogia e o quanto é complexo compreender a gestão educacional e escolar na totalidade, se estas inter-relações não estiverem imbricadas num curso de formação de professores, desde a sua cultura organizacional e a consecução dos seus processos formativos.Downloads
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