Escrita acadêmica e formação docente
Contribuições possíveis
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.31766Palavras-chave:
Educação, Escrita acadêmica, Educação Superior, Formação docenteResumo
Neste trabalho, apresenta-se um estudo que tem como objetivo investigar as repercussões da participação na disciplina Escrita Acadêmica, a partir da análise dos diários de aula escritos por alunas participantes do segundo semestre de 2017 logo após o transcorrer das aulas. Os dados coletados correspondem a um escopo de dez produções, que serão analisadas através da Análise Textual Discursiva, baseada nos pressupostos de Moraes e Galiazzi (2011) com a intenção de responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as repercussões da participação na disciplina Escrita Acadêmica presentes nos diários de aula de professores em formação continuada? Com enfoque na escrita acadêmica e consequente impacto na formação docente, o referencial teórico que baliza essa investigação versa, fundamentalmente, sobre esses dois grandes temas. No que diz respeito à escrita acadêmica, o aporte teórico contempla alguns conceitos de escrita, apresenta características específicas da escrita acadêmica e discute aspectos que beneficiam e dificultam a qualificação das produções textuais no contexto universitário. No concernente à formação docente, destaca o papel a ser desempenhado pelos professores de diferentes áreas e níveis de ensino em relação ao compromisso com a escrita de seus alunos, além de apresentar algumas possibilidades referentes ao desenvolvimento de ações pedagógicas, intencionalmente voltadas à qualificação da escrita na Educação Superior. Os resultados obtidos nesse estudo apontam como repercussões da participação na já referida disciplina, o exercício reflexivo da escrita acerca de tópicos como: a valorização da subjetividade na produção do conhecimento; a atenção à diversidade linguística; a alteridade e a valorização do outro.
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