Escrita acadêmica e formação docente

Contribuições possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.31766

Palavras-chave:

Educação, Escrita acadêmica, Educação Superior, Formação docente

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se um estudo que tem como objetivo investigar as repercussões da participação na disciplina Escrita Acadêmica, a partir da análise dos diários de aula escritos por alunas participantes do segundo semestre de 2017 logo após o transcorrer das aulas. Os dados coletados correspondem a um escopo de dez produções, que serão analisadas através da Análise Textual Discursiva, baseada nos pressupostos de Moraes e Galiazzi (2011) com a intenção de responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as repercussões da participação na disciplina Escrita Acadêmica presentes nos diários de aula de professores em formação continuada? Com enfoque na escrita acadêmica e consequente impacto na formação docente, o referencial teórico que baliza essa investigação versa, fundamentalmente, sobre esses dois grandes temas. No que diz respeito à escrita acadêmica, o aporte teórico contempla alguns conceitos de escrita, apresenta características específicas da escrita acadêmica e discute aspectos que beneficiam e dificultam a qualificação das produções textuais no contexto universitário. No concernente à formação docente, destaca o papel a ser desempenhado pelos professores de diferentes áreas e níveis de ensino em relação ao compromisso com a escrita de seus alunos, além de apresentar algumas possibilidades referentes ao desenvolvimento de ações pedagógicas, intencionalmente voltadas à qualificação da escrita na Educação Superior. Os resultados obtidos nesse estudo apontam como repercussões da participação na já referida disciplina, o exercício reflexivo da escrita acerca de tópicos como: a valorização da subjetividade na produção do conhecimento; a atenção à diversidade linguística; a alteridade e a valorização do outro.

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Biografia do Autor

Thelma Duarte Brandolt Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Sabrina Malinoski, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

Borges, T. D. B., Malinoski, S., Lima, V. M. do R., & dos Santos, A. M. (2020). Escrita acadêmica e formação docente: Contribuições possíveis. Educação Por Escrito, 11(2), e31766. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.31766

Edição

Seção

Artigos