Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Educação
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 42 n. 2 (2019)
v. 42 n. 2 (2019)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2
Publicado:
2019-11-06
Editorial
Revista Educação (v. 42, n. 2, 2019)
Andréia Mendes dos Santos
159-161
PDF
Apresentação
Saberes matemáticos nas escolas normais: Brasil, França e Portugal (séculos XIX e XX)
Andréia Dalcin, Elisabete Zardo Búrigo
162-164
PDF
Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal
Ensino de matemática nas escolas normais primárias francesas, 1830-1848: desafios sociais e culturais para a formação de professores primários
Renaud D'Enfert, Elisabete Zardo Búrigo
165-177
PDF
A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)
José Manuel Matos, Alexandra Rodrigues, Rui Candeias
178-188
PDF
Formação de professores e programas de ensino de Matemática nos institutos normais de educação: uma análise da Escola Primária da Bahia (1836-1960)
Rosemeire dos Santos Amaral, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Ana
189-201
PDF
Formação de professores nas escolas Wenceslau Braz e Técnica Nacional: o ensino de matemática
Arlete de Jesus Brito, Elmha Coelho Moura
202-212
PDF
Inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil
Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, Makele Veronica Heidt
213-224
PDF
O Curso de Especialização em Didática da Matemática Moderna na Escola Primária no Instituto de Educação de Porto Alegre
Sara Regina da Silva, Andréia Dalcin
225-234
PDF
A matemática nas avaliações das normalistas da Escola Normal Caetano de Campos (década de 1940)
Maria Célia Leme da Silva, Adauto Douglas Parré
235-244
PDF
Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes
Maria Cristina Araújo de Oliveira
257-263
PDF
Saias e blusas: invenções para aprender a multiplicar com a Matemática Moderna
Elisabete Zardo Búrigo, Nícolas Giovani da Rosa, Mayara Becker Oliveira da Silva
245-256
PDF
Entrevistas
Memórias de uma normalista: entrevista com Beatriz Daudt Fischer
Diogo Franco Rios, Maria Cecilia Bueno Fischer
264-275
PDF
Outros Temas
Administração pública gerencial e o protagonismo do empresariado na gestão da Educação: emergências e configurações
Sonayra da Silva Medeiros Macêdo, Maria Creusa de Araújo Borges
276-286
PDF
Experiência e formação docente nas pesquisas em ensino de Ciências e Biologia no Brasil
Magno Clery da Palma-Santos, Marlécio Maknamara
340-350
PDF
Seleção de diretores de escolas públicas: argumentos sobre o mérito do candidato
Daniela Patti do Amaral
308-317
PDF
Leitura em aulas de História: práticas e possibilidades de ensino-aprendizagem
Lisiane Sias Manke
287-297
PDF
Escolas do campo e a guetização do processo pedagógico
Fernanda Wanderer, Daiane Martins Bocasanta
329-339
PDF
Bem viver e terra sem males: a cosmologia dos povos indígenas como uma epistemologia educativa de decolonialidade
Luís Carlos Dalla Rosa
298-307
PDF
Base Nacional Comum Curricular: tensões que atravessam a Educação Básica e a Educação Especial
Alexandro Braga Vieira, Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto, Ines de Oliveira Ramos
351-360
PDF
Planejamento e trabalho das Equipes gestoras de Educação Infantil
Marcela Lemos Leal Reis, Valdete Côco
318-328
PDF
Discursos sobre a surdez no Portal do Professor do MEC: desnaturalizando estereótipos e essencializações
Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Clarissa Martins de Araújo
361-371
PDF
caps
Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq
Área principal: Educação
Qualis: A1
Período: 2017-2020
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
social-media
Compartilhar
livros
Sugestão de leitura
apoiamos
e-ISSN:
1981-2582
ISSN-L:
0101-465X