Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".

Diretrizes para Autores

  • A Revista Educação utiliza como referência as normas da American Psychological Association – APA (6ª edição). Para um guia de conferência rápido, consulte o endereço eletrônico www.apa.org. APA - Regras Gerais
  • Os arquivos encaminhados para a submissão estão em formato aberto de texto (Word).
  • O texto deverá obrigatoriamente conter título, resumos e palavras-chave nas línguas indicadas pelo periódico.
  • Se houver texto escrito originalmente em língua estrangeira, deve conter resumo e palavras-chave em Português e nas línguas da interface da revista.
  • O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral e, para fins de submissão de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação abaixo indicados em “Condições para Submissão”.
  • As informações sobre os autores devem conter os seguintes dados: nome completo com a grafia correta; ORCID (ver: orcid.org); afiliação: instituição, cidade, estado e país (em nenhum caso as afiliações devem vir acompanhadas das titulações ou minicurrículos dos autores. Estes, quando presentes, devem ser publicados separadamente das afiliações como notas do autor). e-mail; endereço postal físico completo do autor correspondente, podendo ser o institucional, disposto no final do artigo; fonte de financiamento da pesquisa (se houver); potenciais conflitos de interesse (se houver).
  • Opcionalmente, os autores podem indicar no final do artigo: a) agradecimentos; b) minicurrículo: formação acadêmica e profissional
  • Figuras e tabelas devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas em arquivo à parte, com identificação de programa e versão.
  • As informações bibliográficas deverão estar corretas e de acordo com a norma adotada pelo periódico.
  • A contribuição deve ser original e inédita. Também não estar sob avaliação para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao editor” ao submeter o texto no portal.
  • A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para a linha temática. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.
  • O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.
  • Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial.

Processo de avaliação

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação dentro da linha editorial da revista. Também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica, bem como a qualidade do texto.

O processo de avaliação dos artigos enviados à Educação obedece ao seguinte fluxo:

  • a) Análise quanto à forma: nesta fase, os artigos são submetidos à leitura pela equipe editorial e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista. São rejeitados os artigos que 1) se configuram unicamente como revisão bibliográfica ou apresentam-se como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação; 2) correspondem à forma de projeto ou relatório de pesquisa; 3) não apresentam consistência teórica ou metodológica na pesquisa descrita; 4) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada; 5) não têm a área da Educação como eixo central da discussão; 6) não cumprem as normas da Revista Educação para a submissão dos artigos (metadados, formatação, citações, referências...); 7) não apresentam resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta; 8) não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões. Tais trabalhos serão devolvidos aos autores. Os trabalhos que apresentarem alguma das características mencionadas acima não serão considerados aptos para a fase seguinte.
  • b) Análise por pares quanto ao mérito: nesta segunda fase, a editoria da Revista Educação encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc). Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na Plataforma Lattes. Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitá-lo solicitando reformulações ou recusá-lo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, este passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, quem deverá considerar os pareceres e reformular o artigo no prazo de 30 dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.
  • c) Revisão e adequação do trabalho às normas da Revista Educação: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a uma normalização. O trabalho é encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações para que, finalmente, a editoria possa encaminhá-lo para a publicação.

A revista adota o sistema Turnitin para identificação de plágio.

Dossiê - ALFAEEJA

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.