Bem viver e terra sem males: a cosmologia dos povos indígenas como uma epistemologia educativa de decolonialidade

Autores

  • Luís Carlos Dalla Rosa Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27652

Palavras-chave:

Sabedoria indígena. Pedagógica. Alteridade. Decolonialidade.

Resumo

O artigo discute os conceitos de “bem viver” e de “terra sem males” presentes na cosmologia dos povos indígenas em vista de uma epistemologia educativa de decolonialidade, tal como a propõe pensadores como Enrique Dussel e Walter Mignolo. O ponto de partida é a razão do/a Outro/a, sobretudo a exterioridade indígena, mas que se manifesta também em outras fronteiras (a mulher, o negro, a juventude...) que desbordam a modernidade e a colonialidade, duas faces de uma mesma ontologia que pensa o fundamento do ser a partir da totalidade que oprime e exclui a outridade. Trata-se de uma abordagem eminentemente teórica que parte de uma análise fenomenológica e, ao mesmo tempo, hermenêutica, na medida em que a manifestação da sabedoria indígena tem a prioridade e, como tal, deve ser o pano de fundo da presente discussão, a qual ocorre no âmbito da filosofia da educação.

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Biografia do Autor

Luís Carlos Dalla Rosa, Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Doutor (Facudades EST / São Leopoldo) e pós-doutor (Princeton Seminary Theological / Princeton, EUA)) em Teologia, na área de concentração Religião e Educação. Tem graduação em Filosofia (UCS / Caxias do Sul). Professor de Antropologia Cultural e Religiosa na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Participa do Grupo de Pesquisa Teologia
Pública: bases teológicas em diálogo com a África do Sul e colobora com o Instituto de Ética da EST. Integra a Comissão Universidades da Pastoral da Educação Regional
Sul3 da CNBB. É autor dos livros “Educar para a sabedoria do amor: a alteridade como paradigma educativo” (Paulinas, 2012) e "Economia para a vida: a rebelião dos limites e o itinerário teológico para uma economia solidária"
(Sinodal, 2016).

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Dalla Rosa, L. C. (2019). Bem viver e terra sem males: a cosmologia dos povos indígenas como uma epistemologia educativa de decolonialidade. Educação, 42(2), 298–307. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27652

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