v. 42 n. 2 (2019)

Editorial

  • Revista Educação (v. 42, n. 2, 2019)

    Andréia Mendes dos Santos
    159-161
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.34608

Apresentação

  • Saberes matemáticos nas escolas normais: Brasil, França e Portugal (séculos XIX e XX)

    Andréia Dalcin, Elisabete Zardo Búrigo
    162-164
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.34456

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal

  • Ensino de matemática nas escolas normais primárias francesas, 1830-1848: desafios sociais e culturais para a formação de professores primários

    Renaud D'Enfert, Elisabete Zardo Búrigo
    165-177
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.34111
  • A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)

    José Manuel Matos, Alexandra Rodrigues, Rui Candeias
    178-188
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830
  • Formação de professores e programas de ensino de Matemática nos institutos normais de educação: uma análise da Escola Primária da Bahia (1836-1960)

    Rosemeire dos Santos Amaral, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Ana
    189-201
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33788
  • Formação de professores nas escolas Wenceslau Braz e Técnica Nacional: o ensino de matemática

    Arlete de Jesus Brito, Elmha Coelho Moura
    202-212
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33900
  • Inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil

    Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, Makele Veronica Heidt
    213-224
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33798
  • O Curso de Especialização em Didática da Matemática Moderna na Escola Primária no Instituto de Educação de Porto Alegre

    Sara Regina da Silva, Andréia Dalcin
    225-234
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33780
  • A matemática nas avaliações das normalistas da Escola Normal Caetano de Campos (década de 1940)

    Maria Célia Leme da Silva, Adauto Douglas Parré
    235-244
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33880
  • Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes

    Maria Cristina Araújo de Oliveira
    257-263
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33816
  • Saias e blusas: invenções para aprender a multiplicar com a Matemática Moderna

    Elisabete Zardo Búrigo, Nícolas Giovani da Rosa, Mayara Becker Oliveira da Silva
    245-256
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33793

Entrevistas

  • Memórias de uma normalista: entrevista com Beatriz Daudt Fischer

    Diogo Franco Rios, Maria Cecilia Bueno Fischer
    264-275
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33785

Outros Temas

  • Administração pública gerencial e o protagonismo do empresariado na gestão da Educação: emergências e configurações

    Sonayra da Silva Medeiros Macêdo, Maria Creusa de Araújo Borges
    276-286
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.30590
  • Experiência e formação docente nas pesquisas em ensino de Ciências e Biologia no Brasil

    Magno Clery da Palma-Santos, Marlécio Maknamara
    340-350
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.29271
  • Seleção de diretores de escolas públicas: argumentos sobre o mérito do candidato

    Daniela Patti do Amaral
    308-317
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.29028
  • Leitura em aulas de História: práticas e possibilidades de ensino-aprendizagem

    Lisiane Sias Manke
    287-297
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.28677
  • Escolas do campo e a guetização do processo pedagógico

    Fernanda Wanderer, Daiane Martins Bocasanta
    329-339
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27832
  • Bem viver e terra sem males: a cosmologia dos povos indígenas como uma epistemologia educativa de decolonialidade

    Luís Carlos Dalla Rosa
    298-307
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27652
  • Base Nacional Comum Curricular: tensões que atravessam a Educação Básica e a Educação Especial

    Alexandro Braga Vieira, Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto, Ines de Oliveira Ramos
    351-360
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27599
  • Planejamento e trabalho das Equipes gestoras de Educação Infantil

    Marcela Lemos Leal Reis, Valdete Côco
    318-328
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27176
  • Discursos sobre a surdez no Portal do Professor do MEC: desnaturalizando estereótipos e essencializações

    Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Clarissa Martins de Araújo
    361-371
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.26815