Leitura em aulas de História: práticas e possibilidades de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.28677Palavras-chave:
Práticas de leitura. Aulas de História. Formação leitora.Resumo
O artigo objetiva discutir as práticas de leitura realizadas em aulas de História, indicando para o predomínio de um suporte de leitura em especial: o livro didático. O texto analisa ainda, possibilidades de ensino-aprendizagem que contribuam para promover a competência leitora dos estudantes. Para dar conta de tal proposta, consideramos os dados empíricos coletados a partir de observações de cunho etnográfico em duas turmas de 9º ano, à luz dos estudos que se ocupam em compreender a leitura enquanto prática cultural, que resulta da experiência social de leitores ativos. As aulas observadas possibilitam entender e problematizar a forma como a escola promove (ou não) meios para desenvolver a competência leitora.
Downloads
Referências
BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Práticas de leitura e conceitos sócio-ambientais. São Paulo: Arte & Ciências, 2009.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2000. p. 529-575.
https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-19
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Livro didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros, leitores, autores e bibliotecas entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1994.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
ECO, Umberto. O leitor modelo. In: ECO, Umberto. Lector in Fábula. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 35-49.
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_
LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf. Acesso em: 17 fev. 2017.
GALVÃO, Ana Maria de; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O estudo dos manuais escolares e a pesquisa em história. In: BATISTA, Antonio Augusto G.; GALVÃO, Ana Maria de O. Livros Escolares de Leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2009.
https://doi.org/10.1590/s1413-24782002000200003
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 107-116.
INAF. Indicador de Alfabetismo Funcional: estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho do Instituto Paulo Montenegro. 2016.
Disponível em: file:///C:/Users/Lisiane/Downloads/INAFEstudosEspeciais_2016_Letramento_e_Mundo_do_Trabalho.pdf. Acesso em: 10 dez. 2016.
https://doi.org/10.11606/d.27.2011.tde-10062013-114554
KLEIMAN, Â. B. Compreensão leitora. In: FRADE, I. C. A. S.; COSTA VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 61-62.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LAHIRE, Bernard. Homem Plural: os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes, 2002.
LAJOLO, Marisa. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 69, jan./mar. 1996.
PFAFF, Nicole. Etnografia em contextos escolares: pressupostos gerais e experiências interculturais no Brasil e na Alemanha. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. (orgs.). Metodologia da pesquisa qualitativa em Educação.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
ROCHA, Helenice Aparecida B. O lugar da linguagem no ensino de história: entre a oralidade e a escrita. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – UFF, Niterói, 2006.
ROCHA, Helenice Aparecida B. Livros didáticos de história: a diversidade de leitores e de usos. In: ROCHA, Helenice Aparecida B.; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). A História na Escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
https://doi.org/10.17771/pucrio.acad.19349
SILVA, Marco Antonio. A formação leitora no livro didático de História. 2009. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
https://doi.org/10.14393/19834071.2016.36163
SILVA, Jeferson Rodrigo da. Artes de fazer o ensino de história: professor, aluno e livro didático entre saberes admitido e inventivo. 2012. 370 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p178
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução Claúdia Schilling. Porto Alegre: Artmed: 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.