O Curso de Especialização em Didática da Matemática Moderna na Escola Primária no Instituto de Educação de Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33780

Palavras-chave:

História da Educação Matemática. Formação de professores primários. Movimento da Matemática Moderna. Escola Normal. Instituto de Educação General Flores da Cunha.

Resumo

O artigo tem o propósito de analisar o Curso de Especialização em Didática da Matemática Moderna na Escola Primária, ofertado entre 1966 e 1972, no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Trata-se de um curso destinado a professores que atuavam no ensino primário, pré-primário e na disciplina de Didática da Matemática, que tinha por objetivo a atualização em matemática e suas abordagens no processo de ensino e aprendizagem. No diálogo com os documentos do acervo do Laboratório de Matemática da instituição e entrevistascom participantes do curso, percebemos que esse curso contribuiu significativamente para a divulgação da MatemáticaModerna no Rio Grande do Sul.

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Biografia do Autor

Sara Regina da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formada em Licenciatura em Matenática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Área de Pesquisa: História em Educação Matemática

Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

da Silva, S. R., & Dalcin, A. (2019). O Curso de Especialização em Didática da Matemática Moderna na Escola Primária no Instituto de Educação de Porto Alegre. Educação, 42(2), 225–234. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33780

Edição

Seção

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal

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