Administração pública gerencial e o protagonismo do empresariado na gestão da Educação: emergências e configurações

Autores

  • Sonayra da Silva Medeiros Macêdo Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Creusa de Araújo Borges Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.30590

Palavras-chave:

Gestão da Educação. Modelo gerencial. Empresariado.

Resumo

O artigo examina o gerencialismo na gestão da educação pública, considerando a proposta de reforma administrativa,no Brasil, a partir de 1995. Busca-se, problematizar, a partir de estudo bibliográfico e de natureza conceitual, aemergência do modelo gerencial e do protagonismo do empresariado na gestão pública da educação, acrescentando dados de pesquisas realizadas em escolas públicas municipais. Parte-se do pressuposto que a concepção gerencialse intensifica com a regulamentação conferida pela Lei da Parceria Público-Privada, em 2004, e com a atuação do Terceiro Setor, o qual impõe novas configurações à gestão educacional pública brasileira. A pesquisa ressalta que aintervenção do empresariado na formulação de políticas educacionais impacta a gestão democrática da educação e da escola pública, uma vez que se consolida uma agenda em que a reforma administrativa e o setor privado ganhamcentralidade na direção de uma maior eficiência e produtividade, de controle dos gastos públicos, da responsabilizaçãopor resultados e da educação como um serviço.

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Biografia do Autor

Sonayra da Silva Medeiros Macêdo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Políticas e Gestão da Educação Básica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora efetiva da Rede Pública Municipal de Ensino de Campina Grande - PB.

Políticas Educacionias 

Maria Creusa de Araújo Borges, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, área Direitos Humanos, e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, área de Políticas Educacionais, da Universidade Federal da Paraíba. Editora Adjunta da Revista Prima Facie Direito, História e Política. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Direitos Humanos (UFPB/CNPq).

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Medeiros Macêdo, S. da S., & Borges, M. C. de A. (2019). Administração pública gerencial e o protagonismo do empresariado na gestão da Educação: emergências e configurações. Educação, 42(2), 276–286. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.30590

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