Inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33798

Palavras-chave:

Escola Normal. Matemática. Saberes disciplinares. Saberes profissionais.

Resumo

A pesquisa analisa a inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil feita pela professora Cecy da Nova Cruz Sacco no Instituto de Educação Assis Brasil (IEAB), em Pelotas, no período de 1964-1970. A metodologia qualitativa emprega o método de análise documental, tomando como fontes os programas e os diários de classe da professora, o currículo do curso normal, a bibliografia recomendada para o curso e, ainda, fotografias e notícias publicadas em jornais periódicos da época. Ancorada na História Cultural e empregando conceitos de representação, apropriação, prática e cultura escolar, a pesquisa procura responder à seguinte pergunta investigativa: Na prática docente de Cecy da Nova Cruz Sacco junto ao Curso de Formação de Normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil, quais são os elementos da Matemática Moderna identificados como saberes relevantes a ensinar? A conclusão foi de que, além dos saberes pertinentes à Matemática Moderna, como a teoria dos conjuntos, conjuntos numéricos, por exemplo, foram também considerados relevantes por ela os “saberes para ensinar”, apoiados fortemente nas ideias de Dienes e no uso dos blocos lógicos

 

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Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

 

 

Makele Veronica Heidt, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Licenciada em Matemática. Aluna do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas e bolsista do CNPq.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Dynnikov, C. M. S. da S., & Heidt, M. V. (2019). Inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil. Educação, 42(2), 213–224. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33798

Edição

Seção

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal