Planejamento e trabalho das Equipes gestoras de Educação Infantil

Autores

  • Marcela Lemos Leal Reis Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27176

Palavras-chave:

Educação Infantil. Planejamento. Trabalho docente.

Resumo

O artigo tematiza o planejamento com base em dados de pesquisa referentes à configuração do trabalho das equipes gestoras de Educação Infantil nas Secretarias Municipais de Educação. Ancorada em referenciais teóricometodológicos bakhtinianos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, desenvolveu procedimento de aplicação de questionário às integrantes das equipes gestoras de Educação Infantil, sustentado em uma etapa inicial de observação. A análise dos dados indica que o planejamento educacional se articula diretamente ao trabalho das equipes, associado ao desenvolvimento da primeira etapa da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Marcela Lemos Leal Reis, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Letras Literatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Madre Gertrudes de São José”, de Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Especialista em Gestão Educacional pela Fundação de Assistência e Educação e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora III em função pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Itapemirim-ES. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, linguagem, educação infantil, gestão e política educacional.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores.

 

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Reis, M. L. L., & Côco, V. (2019). Planejamento e trabalho das Equipes gestoras de Educação Infantil. Educação, 42(2), 318–328. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27176

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